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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalacios, Marcos-
dc.contributor.authorCunha, Rodrigo-
dc.creatorCunha, Rodrigo-
dc.date.accessioned2017-07-12T17:38:36Z-
dc.date.available2017-07-12T17:38:36Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.date.submitted2015-05-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23546-
dc.description.abstractao design de informação, em uma situação de surgimento e difusão de plataformas para produção de conteúdos. Buscamos compreender de que forma os profissionais dessa subárea do design têm resolvido os desafios de criar sinalizações e pistas de navegação em interfaces que apresentam elementos novos, decorrentes das funcionalidades incorporadas aos tablets. A partir de uma análise de caráter exploratório, buscamos entender as peculiaridades, os pontos recorrentes e as rupturas trazidas na forma de sintagmas e sintaxes de interação, constituintes de uma nova gramática visual. Em segundo lugar, o trabalho aborda o fenômeno das funcionalidades geradoras de affordances para compreender de que maneira inovações são por elas induzidas nessa gramática dos aplicativos jornalísticos. A partir disso, entende-se que a trocas entre o designer e o leitor por via das interfaces digitais são estabelecidas, com maior ou menor sucesso, na forma de contratos de interação. Para testar a eficácia de tais contratos, a tese recorre a um teste de usabilidade de produtos exclusivos para tablet, entre universitários, de distintas formações, na Espanha e no Brasil. Conclui-se que o design de informação oferece uma gramática visual própria, com seus respectivos elementos sintáticos, mas que é ocasionalmente passível de falhas eventuais no estabelecimento de contratos de interação. A falha de compreensão da proposta do designer por parte do leitor não é vista aqui como um grave erro, conforme apontam alguns teóricos da usabilidade, mas integra o processo de experimentação e de reconhecimento de um tipo de interface que ainda precisa ser melhor estabelecida e testada. Por fim, o teste de usabilidade indica que publicações com menos sintagmas e sintaxes de interação foram as mais bem avaliadas pelos usuários após sua experiência, o que reforça a máxima de que “menos é mais”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo digitalpt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectTabletspt_BR
dc.subjectAffordancept_BR
dc.subjectDesign de Informaçãopt_BR
dc.titleDesign de Informação em produtos jornalísticos para tablets: uma comparação Brasil-Espanhapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesXavier, Raimundo Claudio Silva-
dc.contributor.refereesRisso, Carla-
dc.contributor.refereesLemos, André-
dc.contributor.refereesBarbosa, Suzana-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programComunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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