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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJacobina, Ronaldo Ribeiro-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Kiara do Nascimento-
dc.creatorOliveira, Maria Kiara do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-07-06T12:47:38Z-
dc.date.available2017-07-06T12:47:38Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.date.submitted2-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23503-
dc.description.abstractLevantamento sobre a reserva de vagas para estudantes indígenas das universidades públicas no país, as regiões Nordeste e Norte se destacam com maior percentual. O estudo vai avaliar a ocupação das vagas reservadas para índios aldeados na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de 2005, quando passou a vigorar a reserva de vagas para indígenas. Identificou também os cursos com maior contingente de indígenas no período deste estudo e verificou também a diversificação de povos oriundos de comunidades indígenas que, através desta conquista, puderam ingressar no ensino superior. Objetivo principal: Avaliar quantitativamente o ingresso de indígenas na categoria aldeado, durante os vestibulares que compreendem o período de 2005-2010. Tem entre os objetivos específicos, o de verificar a presença indígena antes da política de cotas e o de descrever o surgimento do movimento estudantil indígena durante este período e a construção do primeiro Programa de Ensino Tutorial - Comunidades Indígenas da UFBA. Metodologia: Estudo descritivo observacional, com análise de documentos, sobre os cursos e a frequência de ocupação das vagas para índios aldeados na UFBA. Resultados: A presença do indígena na UFBA pode ser vista a partir de 2003. Observou-se que, com a introdução de vagas exclusivas para este grupo de indivíduos, a partir de 2005, a sua presença tornou-se uma realidade: 41 estudantes índios ingressaram na UFBA, durante o período de 2005-2010. Os cursos com maior contingente foram: Medicina e as Engenharias, com destaque também para Direito e Ciências Sociais. Este contingente de estudantes era formando por três etnias, Pankararu, Pataxó e Xucuru-cariri, oriundas dos estados de Pernambuco, Bahia e Alagoas respectivamente. Em relação a organização estudantil dos indígenas, o PET Comunidades Indígenas da UFBA foi criado em 2010, sendo considerado um programa pioneiro por ser constituído exclusivamente por estudantes indígenas regularmente matriculados nesta universidade. O programa tem contado com 12 estudantes das etnias dos três estados identificados nos dados: Alagoas, Bahia e Pernambuco. Conclusão: A análise dos primeiros anos de implementação das políticas de cotas na UFBA (2005-2010), permite concluir que os indígenas de diferentes etnias têm sido contemplados com a oportunidade do ingresso no ensino superior, sendo o curso médico um dos cursos de destaque.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndigenaspt_BR
dc.subjectCotas Universitáriaspt_BR
dc.titlePresença de acadêmicos indígenas na Universidade Federal da Bahia durante o período de 2003-2010pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesJacobina, Ronaldo Ribeiro-
dc.contributor.refereesCosta, Olivia Lúcia-
dc.contributor.refereesAguiar, Wânia Márcia de-
dc.contributor.refereesPena, Paulo Gilvane Lopes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da UFBApt_BR
dc.publisher.initialsFMBpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

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