Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23340
Tipo: Dissertação
Título: Dos processos aos poderes delegados: Inquisição e jurisdição eclesiástica no sertão da Bahia colonial (1745-1756)
Autor(es): Cerqueira, Aline da Silva
Autor(es): Cerqueira, Aline da Silva
Abstract: A proposta deste trabalho é analisar a relação entre a estrutura eclesiástica no sertão da Bahia do século XVIII e a Inquisição. Cumpre perceber, particularmente, a atuação de ambas as esferas na freguesia de Jacobina. Nos processos inquisitoriais vamos encontrar para além dos delitos, mecanismos judiciais que correspondiam a lógica de ambas as instituições. Nessa perspectiva, visamos compreender como essas instituições interviram em freguesias distantes da sede da Inquisição em Lisboa, mas também da sede do arcebispado, em Salvador. Analisamos especificidades que evidenciam os mecanismos da Inquisição a nível local, sobretudo o modo como se articulava com as autoridades eclesiásticas ao instrumentalizar as denúncias e punir os delitos. É em torno da relação multifacetada que agrupamos informações significativas que resultam nos procedimentos das instituições.
Palavras-chave: Eclesiástico
Sertão
Jurisdição
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23340
Data do documento: 27-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE CERQUEIRA.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.