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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Paraíso, Maria Hilda Baqueiro | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Jamille Oliveira Santos Bastos | - |
dc.creator | Cardoso, Jamille Oliveira Santos Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-27T23:45:29Z | - |
dc.date.available | 2017-06-27T23:45:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-27 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23332 | - |
dc.description.abstract | Por volta do ano de 1580, jesuítas, autoridades régias, colonos e mais tarde agentes inquisitoriais presenciaram um fenômeno bastante curioso que, para a percepção religiosa ocidental e a ortodoxia católica, causou profundo desassossego e estarrecimento. Conhecida como Santidade de Jaguaripe, o movimento religioso e “sincrético” que despontou no sertão do Orobó, e depois se fixou em Jaguaripe no Recôncavo da Bahia e dali se espalhou também para outras regiões, abalou a colonização em suas duas linhas de frente, evangelização e exploração. Partindo do contexto em que a Santidade foi gestada, o presente trabalho objetiva analisar entre os anos de 1580 a 1595 os processos de propagação e adesão a partir da experiência histórica dos sujeitos que participaram dos rituais, aderiram, creram e propagaram a “seita indígena”, e por isso tiveram que comparecer à mesa do visitador Heitor Furtado de Mendonça, entre 1591 e 1595. As denúncias, confissões e processos produzidos pela Primeira Visitação às partes da Bahia nos dizem muito sobre as heresias que foram praticadas por esses indivíduos; dizem também da maneira pela qual a Inquisição avaliou seus crimes e seus penitentes e como lidou com as práticas gentílicas em um universo tão paradoxal como era a colônia portuguesa. Mas esse arcabouço documental, se lido com o devido cuidado e teor hermenêutico, pode indicar-nos as formas de reelaboração e resistência que os povos indígenas construíram a partir da exploração colonial e da catequização cristã, sendo a Santidade de Jaguaripe não apenas um símbolo da heresia nos trópicos, mas, sobretudo demonstração do agenciamento indígena que, atrelando o político ao religioso, conseguiu impor limites à colonização cristã. Por isso não nos atemos apenas aos significados, aos símbolos e ritos presentes no nosso objeto de análise, mas também ao contexto, às políticas indígenas, às contradições e conflitos que compõem as relações sociais e étnicas especialmente no momento de emergência da Santidade de Jaguaripe, momento no qual diferentes formas culturais, sociais e econômicas entravam em choque com o processo de colonização portuguesa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História Indígena | pt_BR |
dc.subject | Santidade de Jaguaripe | pt_BR |
dc.subject | profetismo | pt_BR |
dc.subject | política indígena | pt_BR |
dc.subject | Inquisição | pt_BR |
dc.title | Ecos de liberdade: a Santidade de Jaguaripe entre os alcances e limites da colonização cristã | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Magalhães, Pablo Antônio Iglesias | - |
dc.contributor.referees | Silva, Marco Antônio Nunes da | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGH) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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