Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23289
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Impactos dos transtornos alimentares maternos sobre o desenvolvimento físico e psicossocial dos filhos: uma revisão sistemática.
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Bandeira, Aline Gabriel
Gabriel, Jane Eyre
Autor(es): Bandeira, Aline Gabriel
Gabriel, Jane Eyre
Abstract: Introdução: os transtornos alimentares são caracterizados como doenças mentais multifatoriais complexas na origem, resultantes da interação entre fatores desencadeantes genéticos, psicológicos, individuais, familiares, sociais e culturais. Atenção especial vem sendo despendida na importância de se avaliar como o comportamento e a dinâmica familiar podem contribuir para o desenvolvimento dessas patologias, e sua persistência entre pacientes. Objetivo: o presente estudo objetivou a realização de uma pesquisa de revisão sistemática de literatura com ênfase para a identificação de potenciais impactos dos transtornos alimentares maternos sobre o desenvolvimento físico e psicossocial de seus filhos. Metodologia: a busca e seleção por referências nacionais e internacionais foram realizadas em bancos de dados especializados na disseminação de resultados oriundos de estudos científicos. Os critérios pré- estabelecidos de inclusão dos artigos científicos foram: (a) apresentar resumo disponível nas bases de dados consultadas; (b) tratar-se de uma publicação em línguas portuguesa, inglesa, francesa e/ou espanhola; (c) ter seu período de publicação compreendido entre janeiro de 2010 a setembro de 2014 (últimos 05 anos); (d) apresentar temática pertinente à questão norteadora dessa revisão e (e) promover a seleção de artigos científicos com delineamento do estudo independente do nível de evidência. Resultados: foi possível constatar que mães diagnosticadas com transtornos alimentares apresentam uma tendência comportamental a ofertar dietas com padrão dietético restritivo e qualidade alimentar precária aos seus filhos. Conclusão: assim, filhos de mães diagnosticadas com essa patologia podem apresentar maior tendência a desenvolver algum sintoma de transtorno alimentar ou mesmo sintoma psicossocial.
Palavras-chave: Criança.
Comportamento Materno.
Transtornos da Alimentação.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/Universidade Federal da Bahia
Citação: BANDEIRA, A. G.; GABRIEL, J. E. Impactos dos transtornos alimentares maternos sobre o desenvolvimento físico e psicossocial dos filhos: uma revisão sistemática. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 1, p. 88-94, jan./abr. 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23289
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impactos....pdf686,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.