Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23288
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A violência praticada contra a criança no Estado da Bahia: autoria e meios de agressão
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Barreto, Christianne Sheilla Leal Almeida
Martins Júnior, Davi Felix
Araújo, Roberto Paulo Correia de
Autor(es): Barreto, Christianne Sheilla Leal Almeida
Martins Júnior, Davi Felix
Araújo, Roberto Paulo Correia de
Abstract: Introdução: a violência é um desafio que está presente em todas as sociedades, causando não somente impacto social como também para a saúde da população. Quando a vítima é uma criança, geralmente envolve uma relação assimétrica e desigual de poder, manifestada especialmente pela força física, dominação e opressão familiar. A literatura nacional e internacional revela que o autor principal dos atos de violência contra crianças é alguém de seu círculo de convivência e o ambiente familiar é o lócus principal para a ocorrência dessas agressões. Objetivo: verificar o perfil dos autores da violência contra crianças residentes no Estado da Bahia entre 2008 e 2014, utilizando informações disponíveis no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN da Secretaria Estadual da Saúde. Metodologia: estudo descritivo que buscou levantar e analisar a frequência dos casos de violência praticada contra crianças baianas de 0 a 11 anos de idade registrados no SINAN, com referência ao sexo e ao vínculo ou grau de parentesco da criança com a autoria da violência. Resultados: analisando-se os dados referentes ao suposto autor da agressão, este estudo apontou que a maioria dos autores pertencia ao sexo masculino, em 1.418 (39,3%) casos notificados pelo menos um dos pais biológicos esteve envolvido com a autoria da violência, constatando-se que em 2.818(78,1%) situações verificadas, o autor foi alguém que a criança já conhecia. Quanto aos meios de agressão utilizados pelos autores da violência, em 1.212 (50,3%) dessas notificações, os agressores utilizaram a força corporal para praticar a violência. Conclusão: A maioria das crianças foi agredida por indivíduos do sexo masculino, pertencentes ao seu círculo social, com envolvimento de pelo menos um dos pais biológicos. Outrossim, a força corporal foi o meio de agressão mais utilizado pelos autores da violência.
Palavras-chave: Epidemiologia.
Violência infantil.
Sistemas de Informação.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/Universidade Federal da Bahia
Citação: BARRETO, C. S. L. A.; MARTINS JÚNIOR, D. F.; ARAÚJO, R. P. C. de. A violência praticada contra a criança no Estado da Bahia: autoria e meios de agressão. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 1, p. 82-87, jan./abr. 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23288
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A VIOLÊNCIA....pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.