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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Motta, Claudia dos Reis | - |
dc.contributor.author | Silva, Luciana Rodrigues | - |
dc.creator | Motta, Claudia dos Reis | - |
dc.creator | Silva, Luciana Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-20T15:48:03Z | - |
dc.date.available | 2017-06-20T15:48:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.citation | Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 14, n. 3, p. 360-371, set./dez. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-5222 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23258 | - |
dc.description.abstract | Introdução: o lúdico, na psicanálise da criança, é uma via de acesso privilegiada do processo de simbolização e apropriação da experiência subjetiva. Objetivo: O objetivo do artigo é discorrer sobre a importância do brincar na clínica psicanalítica com crianças portadoras de constipação intestinal funcional. Fragmentos de seis casos clínicos serão apresentados e discutidos. Metodologia: pesquisa qualitativa de corte transversal com amostra de conveniência composta de nove crianças e um adolescente entre dois e 15 anos de idade, encaminhados pelo ambulatório médico, com diagnóstico de constipação intestinal funcional crônica. Através da análise de estudos de casos, a analista pesquisadora explorou com profundidade as questões psicoafetivas envolvidas no sintoma investigado. As produções lúdicas foram registradas em fotos, analisadas e associadas aos discursos da criança e dos pais. Resultados: das dez famílias do presente estudo, apenas uma não aderiu ao tratamento psicoterápico. Houve remissão do sintoma da constipação intestinal funcional em nove casos. Acima de 70% dos pacientes e famílias apresentaram: fezes endurecidas, traços de rejeição e superproteção maternas, crise no casal ou ex-casal parental, pais que lidam com as fezes como algo sujo e feio, criança com ansiedade, relação de controle mãe e filho, exercício da função paterna frágil, dificuldades na expressão da agressividade pela criança e pela família, e ambiente familiar agressivo. Conclusão: o brincar com argila, massa e tinta torna-se fundamental para que a criança portadora de constipação funcional fale e elabore, em análise, as questões envolvidas na sua relação com as fezes e com a fixação na fase anal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/14953/10893 | pt_BR |
dc.subject | Criança. | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise. | pt_BR |
dc.subject | Lúdico. | pt_BR |
dc.subject | Constipação Intestinal. | pt_BR |
dc.title | O lúdico na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes com constipação intestinal funcional: um estudo prospectivo-qualitativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Ciências Médicas e Biológicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v.14, n.3 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS) |
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