Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23209
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Analysis by means of cone-beam computed tomography, bone density and X-ray beam attenuation of rabbit mandibles subjected to low-level laser therapy during distraction osteogenesis
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Cenci, Rodrigo
Silveira, Vinicius
Mayer, Luciano
Oliveira, Helena de
Moraes, João
Oliveira, Marília Gerhardt
Autor(es): Cenci, Rodrigo
Silveira, Vinicius
Mayer, Luciano
Oliveira, Helena de
Moraes, João
Oliveira, Marília Gerhardt
Abstract: Objetivos: Através de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), avaliar a densidade óssea relativa de tecido ósseo neoformado em mandíbulas de coelhos tratados com terapia a laser de baixa potência (LLLT) durante a osteogênese por distração (OD). Metodologia: Sete coelhos foram submetidos ao procedimento cirúrgico de osteotomia e instalação imediata de aparelho distrator na mandíbula (lado direito). Os animais foram submetidos à OD por dez dias e à LLLT (laser infravermelho arseneto de gálio-alumínio [AlGaAs], λ 830 nm, 40 mW) durante o período de ativação do aparelho distrator (dias 4-10). Três coelhos foram mortos no final do período de ativação (dia 10, grupo A), e quatro no final do período de maturação (dia 20, grupo B). A qualidade e a quantidade de tecido ósseo neoformado na área da distração foram medidas em imagens em níveis de cinza usando áreas adjacentes não tratadas como controle. Duas imagens de TCFC foram obtidas para cada animal (antes e após a remoção dos tecidos moles) para avaliação da influência dos tecidos moles na atenuação do feixe de raios X. Resultados: Os valores médios de cinza na área da distração foram maiores nos coelhos do grupo B (140,47 versus 102,55 no grupo A), indicando maior maturação óssea em um curto período. A ausência de tecidos moles durante a TCFC estava associada a maiores valores de cinza, evidenciando menor atenuação do feixe de raios X. Conclusões: É possível medir diferenças na densidade óssea em áreas submetidas à OD em imagens de TCFC, fornecendo uma avaliação objetiva útil para o monitoramento da qualidade do osso durante o processo de reparo.
Palavras-chave: Osteogênese por Distração.
Terapia a laser.
Tomografia Computadorizada por Raios X.
Densidade Óssea.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 14, n. 1, p. 30-35, jan./abr. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23209
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5_v.14_1.pdf840,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.