Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23200
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Assistência fisioterapêutica no pós-operatório de dermolipectomia abdominal no paciente portador da Síndrome de Prune Belly: relato de caso
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Gonçalves, Fernanda Souza
Lôbo, Alice Guimarães Batista
Mendes, Carlos Maurício Cardeal
Autor(es): Gonçalves, Fernanda Souza
Lôbo, Alice Guimarães Batista
Mendes, Carlos Maurício Cardeal
Abstract: Introdução: Síndrome de Prune Belly (SPB) é uma desordem congênita rara, caracterizada pela deficiência dos músculos da parede abdominal, malformação do trato urinário e criptorquidia bilateral. Um grupo particular dessas crianças se beneficia com as cirurgias de orquidopexia e da dermolipectomia abdominal. A fisioterapia, no período pós-operatório, está indicada com o objetivo de reduzir os riscos de complicações pulmonares. Entretanto existem poucos dados na literatura sobre o tratamento fisioterapêutico na SPB. Objetivo: Relatar a assistência fisioterapêutica no pós-operatório de dermolipectomia em uma criança com SPB. Metodologia: Estudo realizado no Hospital Martagão Gesteira, Salvador/BA. Foi realizado como tratamento RPPI e EPAP. Resultados: Após realização do tratamento fisioterapêutico realizando terapia de expansão pulmonar (TEP), no sétimo dia de pós-operatório a criança apresentou melhora dos parâmetros cardiorrespiratórios, ausculta pulmonar e reversão da atelectasia. Conclusão: O paciente relatado evidenciou resultados positivos dos parâmetros analisados, desta forma a fisioterapia tem se mostrado benéfica nos casos de atelectasia, contribuindo de maneira eficaz para sua reversão.
Palavras-chave: Síndrome do Abdome em Ameixa Seca
Complicações Pós-Operatórias
Fisioterapia
Abdominoplastia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 3 – especial, p. 421-426, set./dez. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23200
Data do documento: Set-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27_v.13_3.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.