Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23042
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Identificação das alterações metabólicas e dos parâmetros oxidativos no soro dos coletadores de lixo com e sem enteroparasitoses
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Saldanha, Gláucio Barros
Costa, Luciana Muratori
Freitas, Rivelilson Mendes de
Autor(es): Saldanha, Gláucio Barros
Costa, Luciana Muratori
Freitas, Rivelilson Mendes de
Abstract: Introdução: Em países em desenvolvimento a prevalência elevada de enteroparasitoses afeta a qualidade de vida da população mais carente, submetida a condições precárias de higiene e cujo metabolismo, é possivelmente prejudicado. Objetivo: Identificar as alterações metabólicas e parâmetros oxidativos, e estabelecer o perfil epidemiológico da população em estudo. Metodologia: Foi realizada coleta de amostras de fezes de coletadores de lixo do município de Quixeramobim, Ceará, Brasil. Estas foram submetidas inicialmente ao parasitológico seriado, e depois os coletadores foram então submetidos à análise da função metabólica por: Hemograma Completo, Glicemia em Jejum, Ferro Sérico, Transaminase Glutâmica Pirúvica e Transaminase Glutâmica Oxalacética e por dos parâmetros do estresse oxidativo. Resultados: O perfil sócio-demográfico entre os voluntários é: homens de faixa etária predominante acima de 35 anos de idade, que se declaram brancos, com situação conjugal estável e, em média, mais de dois filhos, com vínculo empregatício definido e renda familiar de um salário mínimo. Houve diferenças apenas quanto ao tipo de moradia. O perfil parasitológico dos coletadores de lixo foi: monoparasitoses (Entamoeba coli, Entamoeba histolítica, Giardia lamblia, Ascaris lumbricoides e Ancilostomídeos); biparasitoses (Entamoeba histolítica e Endolimax nana ou Entamoeba coli e Entamoeba histolítica) e poliparasitoses (Giardia lamblia, Entamoeba histolítica e Endolimax nana). No perfil hematológico detectou-se redução no hematócrito e leucopenia nos coletadores com enteroparasitoses. No perfil metabólico observou-se aumento de: aspartato aminotransferase e glutâmica oxaloacética no soro do mesmo grupo. Conclusão: As enteroparasitoses podem alterar as defesas antioxidantes dos coletadores de lixo e podem estar correlacionadas com as alterações hematológicas e metabólicas.
Palavras-chave: Estresse oxidativo.
Entamoeba.
Giardia lamblia.
Ascaris lumbricoides.
Ancylostoma.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v.12, n.1, p.75-83, jan./abr. 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23042
Data do documento: Jan-2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13_v.12_1.pdf759,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.