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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Schnitman, Leizer | - |
dc.contributor.author | Torres, Tiago Rodrigues | - |
dc.creator | Torres, Tiago Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-16T14:05:42Z | - |
dc.date.available | 2017-06-16T14:05:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-16 | - |
dc.date.submitted | 2016-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23014 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o controle de um sistema de suspensão veicular semiativo utilizando um amortecedor magneto-reológico e um controlador baseado na técnica de controle preditivo baseado em modelo (MPC – Model-Predictive Control). O princípio de funcionamento dos amortecedores magnetoreológicos é evidenciado e o modelo de Bouc-Wen modificado é utilizado no trabalho. O controlador MPC é projetado para produzir a força ideal a ser utilizada pelo amortecedor, assegurando que a magnitude das forças calculadas pela lei de controle satisfaça às restrições físicas de passividade do amortecedor. A tensão requerida para o amortecedor MR produzir a força de controle estimada pelo controlador MPC é calculada por um algoritmo de controle clipped-optimal. Um modelo matemático não linear de um quarto de veículo com 2 graus de liberdade é utilizado e o desempenho do controle MPC proposto para o sistema de suspensão semiativa é investigado através de simulações numéricas e comparado com o desempenho do controlador LQR. Realiza-se a análise do desempenho dos controladores considerando excitações de estrada com perfil rampa, lombada, buraco e senoidal. Os resultados das simulações demonstram que o controle MPC proposto com malha de controle interna reduz as oscilações na carroceria, mantendo os níveis de aceleração abaixo dos considerados desconfortáveis pela norma BS 6841 (1987), contribuindo para o conforto dos passageiros. Também contribui com o aumento da segurança do veículo e melhora sua dirigibilidade, reduzindo o deslocamento vertical do conjunto eixo e roda e o espaço de trabalho do amortecedor. Além disso, o MPC mostra-se mais eficiente, reduzindo o consumo de energia pelo amortecedor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Controle preditivo | pt_BR |
dc.subject | Amortecedor Magneto-reológico | pt_BR |
dc.subject | Suspensão semiativa | pt_BR |
dc.subject | Suspensão automotiva | pt_BR |
dc.title | Controle preditivo aplicado a um modelo não linear de suspensão automotiva semiativa com amortecedor magneto-reológico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Schnitman, Leizer | - |
dc.contributor.referees | Martins, Márcio André Fernandes | - |
dc.contributor.referees | Santos, Tito Luís Maia | - |
dc.publisher.departament | Escola Politécnica /Instituto de Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGM) |
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