Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSchnitman, Leizer-
dc.contributor.authorTorres, Tiago Rodrigues-
dc.creatorTorres, Tiago Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-06-16T14:05:42Z-
dc.date.available2017-06-16T14:05:42Z-
dc.date.issued2017-06-16-
dc.date.submitted2016-12-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23014-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o controle de um sistema de suspensão veicular semiativo utilizando um amortecedor magneto-reológico e um controlador baseado na técnica de controle preditivo baseado em modelo (MPC – Model-Predictive Control). O princípio de funcionamento dos amortecedores magnetoreológicos é evidenciado e o modelo de Bouc-Wen modificado é utilizado no trabalho. O controlador MPC é projetado para produzir a força ideal a ser utilizada pelo amortecedor, assegurando que a magnitude das forças calculadas pela lei de controle satisfaça às restrições físicas de passividade do amortecedor. A tensão requerida para o amortecedor MR produzir a força de controle estimada pelo controlador MPC é calculada por um algoritmo de controle clipped-optimal. Um modelo matemático não linear de um quarto de veículo com 2 graus de liberdade é utilizado e o desempenho do controle MPC proposto para o sistema de suspensão semiativa é investigado através de simulações numéricas e comparado com o desempenho do controlador LQR. Realiza-se a análise do desempenho dos controladores considerando excitações de estrada com perfil rampa, lombada, buraco e senoidal. Os resultados das simulações demonstram que o controle MPC proposto com malha de controle interna reduz as oscilações na carroceria, mantendo os níveis de aceleração abaixo dos considerados desconfortáveis pela norma BS 6841 (1987), contribuindo para o conforto dos passageiros. Também contribui com o aumento da segurança do veículo e melhora sua dirigibilidade, reduzindo o deslocamento vertical do conjunto eixo e roda e o espaço de trabalho do amortecedor. Além disso, o MPC mostra-se mais eficiente, reduzindo o consumo de energia pelo amortecedor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle preditivopt_BR
dc.subjectAmortecedor Magneto-reológicopt_BR
dc.subjectSuspensão semiativapt_BR
dc.subjectSuspensão automotivapt_BR
dc.titleControle preditivo aplicado a um modelo não linear de suspensão automotiva semiativa com amortecedor magneto-reológicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSchnitman, Leizer-
dc.contributor.refereesMartins, Márcio André Fernandes-
dc.contributor.refereesSantos, Tito Luís Maia-
dc.publisher.departamentEscola Politécnica /Instituto de Matemática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mecatrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.