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dc.contributor.authorCouto, Vitor de Athayde-
dc.contributor.authorReis, Livia Liberato de Matos-
dc.creatorCouto, Vitor de Athayde-
dc.creatorReis, Livia Liberato de Matos-
dc.date.accessioned2017-05-30T14:01:21Z-
dc.date.available2017-05-30T14:01:21Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCOUTO, Vitor de Athayde Couto; REIS, Livia Liberato de Matos. Produtos territoriais familiares e certificação. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.30, n.250, p.41-45, maio/jun. 2009pt_BR
dc.identifier.issn0100-3364-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22642-
dc.descriptionNo artigo depositado, a página inicial é 32 e a final é 36. Na publicação, a página inicial é 41 e a final é 45. Melhor acessar pelo endereço eletrônico da revista: file:///C:/Users/Teste/Downloads/ia_250%20(2).pdfpt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisa-se o desenvolvimento territorial, do ponto de vista da certificação, enquanto vantagem competitiva para a agricultura familiar. Aqui não se trata de produtos ou processos produtivos específicos – embora importantes, eles são apenas uma referência, dentre outras, na construção dos territórios. A certificação territorial que, no caso brasileiro, atende pelo nome de Indicação de Procedência (IP), valoriza e protege o patrimônio sociocultural e ambiental dos agricultores familiares – e não só o produto. O saber fazer de um território, espaço cultural de identidades e de cidadania, é quase sempre negligenciado em favor da transferência e implantação de inovações exóticas, não raro, sob a forma de pacotes tecnológicos. No Brasil, só existem quatro certificações territoriais do tipo Indicação de Procedência, sendo duas na região Sul e duas no Sudeste. Esses projetos políticos apoiam-se na crescente demanda de consumidores mais exigentes quanto à origem, forma de produção, e sustentabilidade, representadas por uma simbologia associada à certificação e a redes locais de produção. Uma vez institucionalizadas, essas redes incorporam aprendizagem, diversidade, e um selo social próprio representativo do consumo consciente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEpamigpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcefile:///C:/Users/Teste/Downloads/ia_250%20(2).pdfpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.titleProdutos territoriais familiares e certificaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBelo Horizontept_BR
dc.identifier.numberv.30, n.250pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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