Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22559
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa
Título(s) alternativo(s): Rev. EDaPECI
Autor(es): Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Maria Natália Pereira
Autor(es): Santos, Maria Ligia Rangel
Ramos, Maria Natália Pereira
Abstract: O estado da arte das práticas de educação a distância e e-learning tem sido questionado em diversos países, ao considerar o descompasso entre a velocidade da emergência das novas tecnologias e o ritmo de sua incorporação nas atividades educativas e de gestão acadêmica nas instituições de ensino, bem como a sua qualidade e impacto sobre a aprendizagem, em todo o mundo. Várias publicações têm surgido, buscando delinear e problematizar teorias e métodos que fundamentam as práticas pedagógicas, as escolhas tecnológicas, os processos de ensino-aprendizagem, a qualidade e impacto. Este trabalho trata das principais contribuições da Universidade de Lisboa (UAb-PT) ao conhecimento da aprendizagem móvel em contexto intercultural, através do estudo da produção científica em nível de pós-graduação realizada nesta universidade, delineando-se os principais objetos, teorias, métodos e conclusões da pesquisa nessa temática. A relevância de um estudo que focalize a produção desta instituição, pioneira em educação a distância em Portugal, é evidenciada pelas características das sociedades no mundo globalizado em constante movimento, tornando o contato e convivência, mediados pelas tecnologias, entre os povos e culturas uma marca nunca vista em outros tempos da história de humanidade. Aprender é ao mesmo tempo necessidade e consequência desse modo de estar no mundo.
Palavras-chave: Aprendizagem móvel
Interculturalidade
Produção científica
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22559
Data do documento: 23-Mai-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ligia Rangel. 2016.pdf745,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.