Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22385
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A cultura da violência presente na vida política brasileira: uma reflexão a partir da leitura de "Sargento Getúlio", de João Ubaldo Ribeiro
Autor(es): Santos, Danilo Pereira dos
Autor(es): Santos, Danilo Pereira dos
Abstract: Esse estudo teve por objetivo debater a cultura da violência na sociedade brasileira e os impasses que vivemos. Queremos oferecer um aporte literário para esse debate discutindo alguns aspectos da obra Sargento Getúlio, escrita em 1972 por João Ubaldo Ribeiro. Tendo como enfoque às cenas desta novela nas quais acreditamos ler representações dos fatores que perpetuam a violência como fator constante da cultura política brasileira. Avalia-se que este texto pode ser interpretado por meio de uma articulação entre referenciais teóricos da literatura e da sociologia. Utilizou-se teóricos como fundamentação BARTHES(2007), CANCELLI(2014), CANDIDO(2006), CHAUÍ(2006), COSTA(1986), EAGLETON (1997), MARCONDES e os dados oferecidos pelos estudos sobre a violência no Brasil que estão nos mapas sobre violência e anuários sobre segurança publica realizados entre 2014 e 2016,entre outras leituras que sustentam os estudos. Com base nas reflexões, chegamos ao fim desse trabalho compreendendo o quanto é fundamental o debate sobre a violência na sociedade brasileira, tendo elevados índices de mortalidade por arma de fogo, as principais vitimas têm geralmente a mesma cor e a mesma classe social, o numero de jovens negros mortos é crescente, da mesma forma que a violência contra mulheres e LGBT’s cresce em níveis estratosféricos, o que nos traz a evidencia que ainda há muito o que caminhar e refletir sobre o tema e por esse motivo, manifestamos a vontade de continuar os nossos estudos e reflexões, contribuindo para que outros espaços e estudos sejam realizados.
Palavras-chave: Violência
Cultura Política
Sociedade
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22385
Data do documento: 8-Mai-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A CULTURA DA VIOLENCIA PRESENTE NA VIDA POLITICA BRASILEIRA.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.