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dc.contributor.advisorGallucci Netto, Humberto-
dc.contributor.authorMalaquias, Diego Oliveira-
dc.creatorMalaquias, Diego Oliveira-
dc.date.accessioned2017-04-27T11:39:21Z-
dc.date.available2017-04-27T11:39:21Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.date.submitted2016-11-26-
dc.identifier.issnTrabalho de Conclusão de Curso-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22113-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é o de analisar a abertura de capital das empresas no Brasil via Oferta Pública de Ações, ao verificar a viabilidade econômica e as estratégias empresariais adotadas para tal. Complementarmente é desenvolvida uma análise sobre os impactos da Governança Corporativa no mercado de capitais e a importância dos segmentos de listagem como elementos de transparência na relação da companhia com os investidores. A metodologia utilizada foi a de análise exploratória com a utilização de dados da BOVESPA e de artigos científicos com o intuito de demonstrar a dinâmica do mercado de ofertas públicas no Brasil e a evolução dos segmentos de listagem de Governança Corporativa. O recorte temporal corresponde à década de 90 até o ano de 2015. O recorte espacial utilizado foi o Brasil, já que o mercado de ofertas públicas se organiza no âmbito nacional. Um dos resultados observados através da análise apresentada acima demonstra que as empresas podem obter vantagem ao capitalizar no mercado financeiro, quando este evento é bem estruturado, ao invés de utilizar recursos de bancos e outras instituições como forma de financiamento de seus investimentos, em um país que o custo de capital ainda é elevado. Outro resultado obtido é que os segmentos de listagem de governança corporativa, com ênfase no Novo Mercado, visam qualificar e profissionalizar o mercado de ofertas públicas no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the public listing in Brazil through Initial Public Offering (IPO), to verify the economic viability and the business strategies adopted for this. In addition it is developed an analysis of the impact of corporate governance on the capital market and the importance of listing segments as element of transparency in the company’s relationship with investors. The methodology used was the exploratory analysis with database of Bovespa and scientific articles in order to demonstrate the dynamic of the public offerings market in Brazil and the evolution of corporate governance listing segments. The time frame corresponds to the 90 by the year 2015. The spatial focus used was Brazil, as the market of public offerings is organized at the national level. One of the results observed by the analysis presented above demonstrates that companies can take advantage by capitalizing on the financial market, when this event is well structured, instead of using bank resources and other institutions as a way to finance their investments in a country the cost of capital is still high. Another result is that the segments of corporate governance listing, with emphasis on the New Market, aim to qualify and professionalize the market for public offerings in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de capitaispt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.titleAnálise do mercado de ofertas públicas de ações no Brasil: um enfoque na governança corporativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Rodrigo Carvalho-
dc.contributor.refereesJesus Júnior, Leonardo Bispo de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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