Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21971
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sentidos e significados da participação democrática através da Internet: uma análise da experiência do orçamento participativo digital
Autor(es): Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Pinho, José Antonio Gomes de
Autor(es): Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Pinho, José Antonio Gomes de
Abstract: Este trabalho analisa três edições (2006, 2008 e 2011) do Orçamento Participativo Digital (OPD) de Belo Horizonte (MG). Objetiva deslindar os sentidos e significados da participação democrática mediada pela internet nessa experiência. Utiliza-se como método o estudo de caso único, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação direta nos sítios do OPD e análise documental. Durante a fase de observação direta foram coletadas mensagens e manifestações dos cidadãos que estavam participando do processo. Tais dados foram tratados com o software Atlas TI 6.0®. Conclui-se que tanto o sentido quanto o significado democrático dessa experiência de participação mediadas pela internet são modificados ao longo das edições, indo de grandes impulsos de esperança democrática até a descrença nessa modalidade de participação digital.
Palavras-chave: Participação
Internet
Democracia
Orçamento Participativo
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21971
Data do documento: Jul-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.