Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21968
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prestação de contas no legislativo local antes e depois da lei de acesso à informação
Autor(es): Raupp, Fabiano Maury
Pinho, José Antonio Gomes de
Autor(es): Raupp, Fabiano Maury
Pinho, José Antonio Gomes de
Abstract: O estudo teve por objetivo investigar a prestação de contas realizada pelo legislativo local, nos portais eletrônicos, antes e depois da Lei de Acesso à Informação entrar em vigor. Foram acessados 75 portais de legislativos locais de municípios do Estado de Santa Catarina com população acima de 10.000 habitantes. A pesquisa é exploratória, realizada por meio de um estudo documental, com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi o protocolo de observação elaborado a partir do modelo de análise. Com o protocolo foram identificadas as ocorrências dos indicadores do modelo de análise, bem como transcritas as observações julgadas pertinentes ao objeto de estudo. Os dados foram coletados em dois momentos. O primeiro acesso aos portais ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2011. O segundo acesso ocorreu nos dias 29 e 30 de julho de 2012, após a entrada da Lei de Acesso a Informações Públicas em vigor em 16 de maio de 2012. A análise “após” parece reforçar a nula ou baixa capacidade dos portais eletrônicos em prestar contas, identificada “antes”, sem grandes avanços, já que muitos portais mantiveram a mesma situação. Acredita-se que o formalismo serve para apreender o significado dos portais, um instrumento importado de realidades mais desenvolvidas, mas que na verdade não encontra respaldo nas práticas sociais brasileiras historicamente construídas.
Palavras-chave: Prestação de contas
Legislativo local
Lei de Acesso à Informação
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21968
Data do documento: Jan-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prestação de contas no legislativo local antes e depois da lei de acesso à informação.pdf475,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.