Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21916
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reformas administrativas nos estados brasileiros: o caso da reforma administrativa do estado do Piauí
Autor(es): Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Moraes, Douglas Bezerra
Nascimento, Alex Bruno Ferreira Marques do
Autor(es): Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Moraes, Douglas Bezerra
Nascimento, Alex Bruno Ferreira Marques do
Abstract: O artigo analisa o caso da reforma administrativa do estado do Piauí entre 2003 e 2006. Com abordagem histórica e método de narrativa, explica esse processo. As reformas administrativas nos estados brasileiros foram marcadas pela difusão do ideário do novo gerencialismo público, tendo como marca a implementação de instrumentos de gestão importantes, como privatizações, ajustes fiscais, desenvolvimento de carreiras e racionalização dos processos de planejamento e orçamento. Esse processo de difusão de reformas administrativas estaduais ao longo dos anos de 1990 denomina-se conjuntura isomórfica. Um traço comum nas reformas dos estados brasileiros foi o impacto de seus contextos políticos locais nas novas estruturas institucionais. Isso marcou a permeabilidade e resistência de implementação das reformas. Não foi diferente com a reforma administrativa do Piauí, que ocorreu a partir do rearranjo das forças políticas do estado, porém sofrendo as vicissitudes da política local, que terminaram por influenciar decisivamente nos resultados.
Palavras-chave: Reforma gerencial
Reforma administrativa do Piauí
Isomorfismo
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21916
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As Reformas Administrativas nos Estados Brasileiros- o caso da Reforma Administrativa do Estado do Piauí.pdf301,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.