Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21915
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metacognitive Awareness Inventory Tradução e Validação a partir de uma Análise Fatorial Confirmatória
Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato
Bruni, Adriano Leal
Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato
Bruni, Adriano Leal
Abstract: Este estudo teve o objetivo de traduzir e validar estatisticamente o Inventário de Consciência Metacognitiva (MAI), instrumento inédito na literatura em língua portuguesa. Foram coletadas 1058 respostas entre estudantes e profissionais de Administração na cidade Salvador, Bahia. A tradução adotou a metodologia back translation e a validação estatística foi através da Análise Fatorial Confirmatória pelo Modelo de Equações Estruturais. O construto “Consciência Metacognitiva” relacionado ao MAI confirmou que as dimensões “Consciência do Conhecimento das Habilidades e Estratégias Metacognitivas” e “Consciência das Estratégias de Regulação Metacognitivas” apresentaram medidas de confiabilidade composta e a validade discriminante corroborou que as correlações entre estes indicadores e suas respectivas dimensões são mais fortes que as correlações entre as dimensões; ou seja, o construto “Consciência Metacognitiva” reúne validade discriminante, o que permite validar o instrumento traduzido.
Palavras-chave: Análise Fatorial
Modelos Estruturais
Tradução
Estudos de Validação
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21915
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metacognitive Awareness Inventory Tradução e Validação a partir de uma Análise Fatorial Confirmatória.pdf266,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.