Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21895
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Bancos Comunitários de Desenvolvimento na política pública de finanças solidárias apresentando a realidade do nordeste e discutindo proposições
Autor(es): Rigo, Ariádne Scalfoni
França Filho, Genauto Carvalho de
Leal, Leonardo Prates
Autor(es): Rigo, Ariádne Scalfoni
França Filho, Genauto Carvalho de
Leal, Leonardo Prates
Abstract: Este trabalho apresenta e discute a realidade do conjunto dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) da Região Nordeste do Brasil, no âmbito da política pública de finanças solidárias que se delineia. Além disso, procuramos demonstrar como essas iniciativas de microfinanças são capazes de alcançar os mais pobres. A metodologia consistiu em um levantamento-diagnóstico em 26 BCDs desta Região, de julho a setembro de 2012. Os resultados afirmam os BCDs como tecnologias sociais adequadas a uma política pública de finanças solidárias que pretende atingir as pessoas mais pobres. Suas estruturas coletivas de gestão e a metodologia de concessão e cobrança de empréstimos baseadas nas relações de proximidade, parecem mais adequadas para a transposição das barreiras formais e institucionais que os bancos tradicionais colocam no tocante à concessão de crédito para a população de baixa renda. A realidade que se apresenta diante dos BCDs, no entanto, aponta dificuldades que podem comprometer a plenitude das ações destas organizações nos territórios. A principal dificuldade está relacionada à formação do fundo de crédito que os força a racionar significativamente as concessões de crédito. Outros desafios identificados foram os relativos à formação do lastro para impulsionar a circulação da moeda social no território e dinamizar as trocas.
Palavras-chave: Bancos Comunitários de Desenvolvimento
Finanças solidárias
Política de microcrédito
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Editora Unijuí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21895
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.