Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.contributor.authorCosta, Juliana Guimarães Garcia da-
dc.contributor.authorLadeira, Rodrigo-
dc.creatorPaixão, Roberto Brazileiro-
dc.creatorCosta, Juliana Guimarães Garcia da-
dc.creatorLadeira, Rodrigo-
dc.date.accessioned2017-04-11T18:27:16Z-
dc.date.available2017-04-11T18:27:16Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.issn1983-6635-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisou a relação entre a responsabilidade ambiental e a decisão de compra dos consumidores, a partir da percepção de professores de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos, analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que, na visão dos professores participantes, as empresas investem em ações ambientalmente conscientes principalmente para melhorar sua imagem. Mas isto só afetaria a decisão de compra quando o preço percebido não é significativamente maior que o de produtos similares; e somente para consumidores conscientes. Ademais, poderia afetar se houvesse consciência ambiental ou educação ambiental. Os investimentos em ações ambientais também seriam justificáveis quando existe uma pressão dos consumidores neste sentido, sendo que estes já possuem alguma consciência ambiental. Existem ainda as organizações que possuem consciência ambiental e estariam dispostas a proteger o meio ambiente e que, por adotar essa postura, poderiam afetar a decisão de compra dos consumidores conscientes atuais ou futuros. Como última possibilidade refletida a partir das respostas dos professores, as empresas não investiriam em questões ambientais, salvo por algum tipo de imposição legal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.titleInvestimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administraçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRGO – Revista Gestão Organizacionalpt_BR
dc.identifier.numberVol. 06 - Nº 04 - Set. / Dez. - 2013pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.