Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2185
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aplicação da microcirurgia no serviço de cirurgia plástica da Universidade Federal da Bahia: análise dos resultados e complicações
Título(s) alternativo(s): Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Autor(es): Cunha, Marcelo Sacramento
TCBC-BA
Ramos, Rogério dos Santos
Torres, André Leal Gonçalves
Monteiro e Souza, Deise de Azevedo
Agra, Ivan Marcelo Gonçalves
Eulálio, José Neiva
Autor(es): Cunha, Marcelo Sacramento
TCBC-BA
Ramos, Rogério dos Santos
Torres, André Leal Gonçalves
Monteiro e Souza, Deise de Azevedo
Agra, Ivan Marcelo Gonçalves
Eulálio, José Neiva
Abstract: OBJETIVO: O estudo pretende relatar a experiência inicial de um serviço de cirurgia plástica ao implantar um grupo de microcirurgia, analisando as complicações e resultados da casuística. MÉTODO: No período de fevereiro de 2003 a junho de 2004, foram realizados 20 procedimentos de microcirurgia reconstrutiva variando em reconstruções de cabeça e pescoço, mama e membros inferiores. As complicações foram divididas em imediatas (intra-operatórias), recentes (até 21dias) e tardias (após 21dias). Foram analisadas complicações relacionadas às reconstruções, divididas em menores (perda parcial do retalho e/ou satisfação parcial do plano pré-operatório) e maiores (perda total do retalho e/ou não satisfação do plano pré-operatório). Em relação às áreas doadoras, foram divididas em menores (com necessidade de re-intervenção cirúrgica) e maiores (deformidade não satisfatória ao cirurgião ou não aceitável ao paciente). Os resultados foram classificados como bons, satisfatórios ou ruins. RESULTADOS: Quinze retalhos sobreviveram (73,68% de sucesso) e em cinco houve perda total. Foram encontradas, em relação à reconstrução, 21,05% de complicações imediatas, 45% de recentes e nenhuma tardia. Em relação à área doadora, foram observadas apenas complicações recentes (35%). Os resultados (reconstrução) foram classificados em bons (55%), satisfatórios (20%) e ruins (25%). Os resultados (áreas doadoras) foram bons (65%), satisfatórios (35%) e ruins (0%). CONCLUSÃO: A incidência aumentada de necrose total do retalho talvez se deva à seleção de pacientes. Observou-se uma grande dificuldade na implantação de um serviço de microcirurgia. Os resultados, bons e satisfatórios em 75% das reconstruções e em 100% das áreas doadoras favoreceram a sedimentação e credibilidade do procedimento.
Palavras-chave: Microcirurgia
Retalhos cirúrgicos
Cirurgia plástica
Complicações
Avaliação de resultados
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2185
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v32n6a02.pdf135,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.