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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Peixoto, Adriano de Lemos Alves | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim | - |
dc.contributor.author | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.contributor.author | Ramalho, Maria Cecilia Koehne | - |
dc.creator | Peixoto, Adriano de Lemos Alves | - |
dc.creator | Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim | - |
dc.creator | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.creator | Ramalho, Maria Cecilia Koehne | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T17:58:58Z | - |
dc.date.available | 2017-04-06T17:58:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 1414-4077 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21829 | - |
dc.description.abstract | Um debate recorrente em torno das cotas na universidade é a possibilidade do cotista obter rendimento satisfatório a despeito das diferenças no seu processo de formação anterior ao ingresso na Universidade. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reunindo evidências que possam embasar ações institucionais no sentido de assegurar sólida formação a todos os seus alunos. A amostra foi por composta por todos os alunos ativos (N=26.175) matriculados. As análises indicam desempenho superior de não cotistas, sendo a magnitude da diferença 6,81% (F=348,114, p<.000) quando os dois grupos são diretamente comparados. Quando separados por área de conhecimento, os cotistas apresentam desempenho superior em cursos das áreas de artes e humanidades de média e baixa concorrência. O déficit na formação básica, principalmente no domínio da matemática, aparece como um possível fator de influência nesta diferença de desempenho. Os resultados sugerem um fenômeno complexo e multifacetado. Para além das disputas ideológicas é preciso intervir nesta disparidade para uma efetiva inclusão dos cotistas na universidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Sorocaba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=219146657013 | pt_BR |
dc.subject | Ação afirmativa | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Cotas e desempenho acadêmico na UFBA: um estudo a partir dos coeficientes de rendimento | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior | pt_BR |
dc.identifier.number | vol. 21, núm. 2, julio, 2016, pp. 569-591 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cotas e desempenho acadêmico na UFBA- um estudo a partir dos coeficientes de rendimento.pdf | 814,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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