Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeixoto, Adriano de Lemos Alves-
dc.contributor.authorRibeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim-
dc.contributor.authorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.contributor.authorRamalho, Maria Cecilia Koehne-
dc.creatorPeixoto, Adriano de Lemos Alves-
dc.creatorRibeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim-
dc.creatorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.creatorRamalho, Maria Cecilia Koehne-
dc.date.accessioned2017-04-06T17:58:58Z-
dc.date.available2017-04-06T17:58:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1414-4077-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21829-
dc.description.abstractUm debate recorrente em torno das cotas na universidade é a possibilidade do cotista obter rendimento satisfatório a despeito das diferenças no seu processo de formação anterior ao ingresso na Universidade. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reunindo evidências que possam embasar ações institucionais no sentido de assegurar sólida formação a todos os seus alunos. A amostra foi por composta por todos os alunos ativos (N=26.175) matriculados. As análises indicam desempenho superior de não cotistas, sendo a magnitude da diferença 6,81% (F=348,114, p<.000) quando os dois grupos são diretamente comparados. Quando separados por área de conhecimento, os cotistas apresentam desempenho superior em cursos das áreas de artes e humanidades de média e baixa concorrência. O déficit na formação básica, principalmente no domínio da matemática, aparece como um possível fator de influência nesta diferença de desempenho. Os resultados sugerem um fenômeno complexo e multifacetado. Para além das disputas ideológicas é preciso intervir nesta disparidade para uma efetiva inclusão dos cotistas na universidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Sorocabapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.redalyc.org/articulo.oa?id=219146657013pt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleCotas e desempenho acadêmico na UFBA: um estudo a partir dos coeficientes de rendimentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.identifier.numbervol. 21, núm. 2, julio, 2016, pp. 569-591pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cotas e desempenho acadêmico na UFBA- um estudo a partir dos coeficientes de rendimento.pdf814,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.