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dc.contributor.advisorSartori, Isabel-
dc.contributor.authorAndrade, Eron Passos-
dc.creatorAndrade, Eron Passos-
dc.date.accessioned2017-03-17T17:45:12Z-
dc.date.available2017-03-17T17:45:12Z-
dc.date.issued2017-03-17-
dc.date.submitted2016-01-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21701-
dc.description.abstractA geração de inovações se dá por duas forças indutivas básicas, a primeira deriva da demanda por produtos, serviços e processos, explicitadas por usuários e consumidores ou pelas próprias organizações. A segunda aponta que a geração de inovações tende a ser induzida pela oferta de novos conhecimentos, sendo derivada dos avanços da ciência. Em ambas as situações são necessárias pesquisas, sejam de caráter básico ou aplicado, para transformar o conhecimento em inovação. Em países com maior avanço tecnológico, as pesquisas de inovação são desenvolvidas principalmente nas empresas. Já em países com menor avanço tecnológico, a exemplo do Brasil, as pesquisas ocorrem principalmente nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT), em especial nas Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, essas instituições têm um papel fundamental no processo de inovação. Devido à sua importância como elemento de transformação de conhecimento em riqueza e desenvolvimento econômico, o processo de inovação precisa de gestão. Este trabalho, então, oferece um método genérico de gestão da inovação baseado em indicadores-chave de desempenho, para instituições brasileiras públicas de ensino superior. Foram elaborados e selecionados 55 indicadores de desempenho divididos em dois conjuntos, o de Índice Insumos e o de Índice Resultados. Devido ao elevado número de indicadores, e para evitar a perda de foco na análise do desempenho, foi criada uma sequência de análise, iniciando pela apuração da transferência de tecnologia, passando pela geração dessa tecnologia e finalizando com a análise dos insumos utilizados na geração e difusão dessas tecnologias. Para exemplificar o uso do método, procedeu-se a aplicação em cinco instituições diferentes. No entanto é preciso cautela na interpretação desses resultados, uma vez que não foi realizada uma análise ambiental que desse suporte as observações obtidas com a aplicação do método. Apesar das limitações, o método desenvolvido e adaptado neste trabalho mostra-se promissor para a análise de desempenho da inovação em Instituições de Ensino Superior no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe generation of innovations occurs due to two basic inductive forces, the first derived from the demand for products, services and processes, claimed by users and consumers or by the organizations. The second indicates that the generation of innovations tends to be induced by the offer of new knowledge, being derived from advances in science. In both situations research is needed, whether basic or applied, to transform knowledge into innovation. In countries with greater technological advancement, innovation research is mainly developed in the companies. However in countries with lower technological advances, such as Brazil, the research is mainly conducted in Scientific and Technological Institutions, especially in higher educational institutions. Therefore these institutions have a key role in the innovation process. Due to the importance of the process of transforming knowledge in wealth and economic development, innovation needs to be managed. This work provides a generic method of innovation management based on key performance indicators for public Brazilian higher educational institutions. It was prepared and selected 55 performance indicators divided into two sets, the input index set and the index results of innovation set. Due to the high number of indicators, and to avoid losing focus on the analysis of performance analysis, a step-by-step analysis approach was created, starting with the calculation of technology transfer, following through the generation of these technologies and finishing with the analysis of the inputs used in their generation and diffusion. To illustrate the use of the method, the application was carried out in five different institutions. However caution is needed in interpreting these results since it was not carried out an environmental analysis that supported the findings that were obtained by applying the method. Despite the limitations, the method developed and adapted in this study seems to be promising for the performance analysis of innovation in higher education institutions in Brazilpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho – análisept_BR
dc.subjectDesempenho – indicadorespt_BR
dc.subjectInstitutos de pesquisapt_BR
dc.titleSistema de mensuração de desempenho em inovação para universidades públicas no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEmbiruçu, Marcelo-
dc.contributor.refereesCavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira-
dc.contributor.refereesQuintella, Cristina Maria A.L.T. da Mata Hermida-
dc.contributor.refereesSalermo, Mario Sergio-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia, Departamento de Engenharia Quimicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsPEIpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Químicapt_BR
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