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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alda-
dc.contributor.authorSouza, Ana Maria-
dc.creatorSouza, Ana Maria-
dc.date.accessioned2017-03-02T16:25:19Z-
dc.date.available2017-03-02T16:25:19Z-
dc.date.issued2017-03-02-
dc.date.submitted2015-06-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21597-
dc.description.abstractSOUZA, Ana Maria Castro de. Articulações Pedagógicas em Música na Formação Integral: Um Estudo de Caso na Escola de Tempo Integral na Região Metropolitana de Belém. 140 f: il. 2015. Tese (Doutorado). Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2015. RESUMO A pesquisa investigou as articulações pedagógicas que foram desenvolvidas no ensino de música, em duas escolas de tempo integral (ETI), do nível Fundamental de Ensino do 1º e 2º ciclo, da rede pública de Belém do Pará, que fazem parte do projeto piloto da Secretaria de Educação do Estado, desde 2012, selecionadas por critérios pré-estabelecidos entre as dez ETI deste projeto. A investigação buscou fundamentos sobre a escola de tempo integral na concepção dos educadores Anísio Teixeira (1900- 1982), Darcy Ribeiro (1922-1997) e Jaqueline Moll (2012), a música na escola em Maura Penna (2002 a 2010), em Silvia Sobreira (2008), em Keith Swanwick (2003) e no contexto cotidiano em Jusamara Souza (2002, 2004, 2008). A metodologia orientou-se pela abordagem qualitativa, com a realização de um estudo de caso, que teve como instrumentos aplicados: questionário semiestruturado, entrevistas e diários de campo, com conteúdo dos registros após observação não participativa em classe e em apresentações artísticas. Utilizou-se como referencial teórico a Abordagem PONTES, de Alda Oliveira (2001-2015) para analisar as atitudes e facilitações de quatro professores especialistas, que atuam nas duas ETI no processo de ensino e nas articulações pedagógicas que envolvem o contexto do sistema para o ensino da música. Foi analisada a inserção de música (Lei 11.769̸ 2008) nos documentos nacionais e estaduais, nos conteúdos curriculares e Projeto Político e Pedagógico das ETI. Após triangulação dos dados obtidos através de registros documentais, das observações em campo e de respostas aos questionários e entrevistas, a análise dos dados indica como resultado, que os docentes investigados desenvolveram articulações pedagógicas na sua maioria no nível intermediário, usando os critérios da abordagem PONTES como base de análise. Apenas dois docentes utilizaram articulações pedagógicas de forma interdisciplinar junto ao contexto sociocultural. Foram encontradas dificuldades para enfrentar esse novo modelo de escola proposto pelo sistema educacional relacionadas aos seguintes itens: práticas polivalentes em educação artística aplicadas por professores especialistas, inconsistência de conteúdos de música nos projetos políticos-pedagógicos das escolas, carência de laboratórios adequados para atividades musicais, problemas na qualidade da alimentação escolar, insuficiência de equipamentos e instrumentos musicais e carência de ações afirmativas na formação de professores em termos qualitativos para uma política de melhoria, assim como problemas na qualificação do corpo técnico e gestão administrativa das ETI. Recomendações foram dadas com o objetivo de contribuir para que os programas de música possam se tornar mais eficientes nas escolas de tempo integral do contexto local. Palavras - chave: Educação Musical, Articulações pedagógicas em música, Escola de Tempo Integral, Música na educação básicaKey - Words: music education, pedagogical articulations in music, Full-Time School, Music in basic educationpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESPApt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica- instrução e estudopt_BR
dc.subjectArticulações Pedagógicas em Músicapt_BR
dc.subjectEscola de Tempo Integralpt_BR
dc.subjectMúsica na Educação Básicapt_BR
dc.titleArticulações pedagógicas em música na formação integral: um estudo de caso na escola de tempo integral na região Metropolitana de Belém, estado do Parápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina-
dc.contributor.refereesBarbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.refereesMoll, Jaqueline-
dc.contributor.refereesSilva, Ma Graça-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtept_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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