Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJacques, Paola Berenstein-
dc.contributor.authorSantos, Leandro Max Peixoto-
dc.creatorSantos, Leandro Max Peixoto-
dc.date.accessioned2017-02-20T21:20:57Z-
dc.date.available2017-02-20T21:20:57Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.date.submitted2016-10-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21553-
dc.description.abstractO que aqui mostramos resulta de um esforço em lançar luz sobre alguns dos processos urbanos e, principalmente, urbanísticos em curso na Salvador do século XXI. Tomando como mote as recentes intervenções em função do Complexo Cultural da Barroquinha, Centro Histórico de Salvador/Bahia, dedicamo-nos, de forma particular, a problematizar a presença, flutuação e constância do recurso da “cultura” nas estratégias discursivas que legitimam as intervenções no espaço, e algumas de suas reverberações e rebatimentos na materialidade da cidade, em sua dinâmica urbana. Iluminados em grande medida pelo Passagens, de Walter Benjamin, reunimos e amalgamamos uma constelação de fragmentos extraídos de “fontes” diversas, num esforço aqui traduzido em metodologia do fragmento; ou das afetações. Poesia na ciência e ciência na poesia. Irrupções poéticas (imagéticas) como possibilidade criativa em meio à racionalidade científica. Poesia como sonho. É desse intercruzamento que Gregório de Matos, Castro Alves, Glauber Rocha, Waly Salomão e Lina Bo Bardi emergem como privilegiados interlocutores; tempos e lugares (por vezes) embaralhados. Junto a eles, seguimos acompanhados de perto por Milton Santos, em seu O Centro da Cidade do Salvador. Lentes turvas; ciência das afetações. Um texto dos excessos. Mesmo assim, e apesar de tudo, esperamos, à luz das críticas aos processos de espetacularização das cidades, contribuir para a ampliação dos atuais debates relativos às transformações em curso não só na cidade do Salvador, mas também nas cidades contemporâneas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCentro histórico de salvadorpt_BR
dc.subjectCentro antigo de salvadorpt_BR
dc.subjectComplexo Cultural da Barroquinhapt_BR
dc.subjectFeira do couropt_BR
dc.titleAtolado em sargaços: fluxos da "cultura" na Salvador do capital e dos sonhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlencar, Roselene Cássia de-
dc.contributor.refereesSampaio, Antônio Heliodório Lima-
dc.publisher.departamentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Leandro Santos.pdf27,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.