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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fontes, Cristiano Hora de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Márcio Pereira | - |
dc.creator | Lima, Márcio Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T15:35:54Z | - |
dc.date.available | 2017-02-17T15:35:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2008-09-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21465 | - |
dc.description.abstract | A lógica fuzzy tipo 2 é uma extensão da lógica fuzzy tradicional e tem ganhado bastante atenção e reconhecimento nas diversas áreas do conhecimento humano. Ela trata elementos que a lógica fuzzy tradicional não é capaz de resolver, em conseqüência da dificuldade presente na descrição da própria incerteza, tais como limites imprecisos de conjuntos e imprecisão de parâmetros das funções de pertinências. Esta imprecisão muitas vezes é dada pelas definições oriundas de informações de especialistas ou por erros presentes nos dados. Neste trabalho é apresentada esta nova modalidade da lógica e algumas de suas variações, como a intervalar com modelo TSK (Takagi-Sugeno-Kang). Também foram abordadas as diferenças em relação à lógica fuzzy tradicional, trabalhos desenvolvidos, áreas de aplicação, vantagens e desvantagens. Um estudo de caso foi realizado a fim de ilustrar a aplicabilidade da lógica fuzzy tipo 2 em relação à tomada de decisão, especificamente para o tratamento de um problema existente no controle de tráfego aéreo. Para isto, foi necessária a criação de uma metodologia apropriada e o desenvolvimento de um framework para a validação do modelo proposto. Através dos resultados obtidos e comparações com modelos fuzzy tradicionais (tipo 1), foi possível identificar que o modelo fuzzy tipo 2 se apresentou como uma melhor proposta de tradução das tomadas de decisões em tráfego aéreo para o cenário definido. Desta forma, os resultados mostram a potencialidade da metodologia proposta para o desenvolvimento de sistemas que sirvam como ferramenta de apoio à tomada de decisão em tráfego aéreo, e, além disso, confirmam a eficácia e a adequação da lógica fuzzy tipo 2 na identificação de modelos que contemplam a informação humana (do especialista) como elemento fundamental para a sua construção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | lógica fuzzy tipo 2 | pt_BR |
dc.subject | sistemas fuzzy tipo 2 | pt_BR |
dc.subject | controle de tráfego aéreo | pt_BR |
dc.title | A Lógica Fuzzy tipo 2 e um estudo de caso aplicado no Controle de Tráfego Aéreo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Schnitman, Leizer | - |
dc.contributor.referees | Kienitz, Karl Heinz | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Alberto Luz Almeida | - |
dc.publisher.departament | Escola Politécnica / Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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