Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinho, José Antônio Gomes de-
dc.contributor.authorPereira, Rosane Santana Rodrigues-
dc.creatorPereira, Rosane Santana Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-02-15T19:07:02Z-
dc.date.available2017-02-15T19:07:02Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.date.submitted2016-09-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21432-
dc.description.abstractO exercício da cidadania por intermédio da participação, no Estado democrático de direito, pode ser entendido como o meio mais eficaz para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária frente à questão social que requer cada vez mais uma ação no sentido de tornar os direitos garantidos no papel efetivos, ampliando-os. Necessário se torna investir na educação para a cidadania a fim de que os indivíduos, desde a mais tenra idade, se percebam como cidadãos sujeitos de direitos e deveres, capazes de construir coletivamente alternativas de enfrentamento das condições adversas, sendo instrumentalizados neste sentido e incentivados ao protagonismo. O CEZA, objeto do presente estudo de caso, pode se consolidar como uma organização que cumpra tal fim ao incrementar seu trabalho, investindo em um projeto que viabilize a formação de cidadãos críticos, conscientes e que saibam se posicionar frente ao mundo. O resultado desta pesquisa se materializa na elaboração do caso para ensino “CEZA: uma Iniciativa Transformadora” que apresenta a experiência da organização, os resultados da pesquisa e propostas de melhoria para o trabalho que já vem sendo realizado, mediante a constatação de fragilidades. Conclui-se que as propostas de estratégias apresentadas à organização, objeto de estudo, colaborarão neste processo que vem vivenciando, remetendo à reflexão sobre o trabalho até então desenvolvido e as possibilidades existentes para este, trazendo no mínimo, inquietações e provocações no sentido de uma nova ação voltada à educação para o exercício efetivo da cidadania de crianças, adolescentes, das respectivas famílias e quiçá, da comunidade pelos reflexos que porventura lhes abarquem, contribuindo para alcançar a almejada cidadania além do papel.pt_BR
dc.description.abstractThe exercise of citizenship through participation in the democratic rule of law, can be understood as the most effective means for building a more just and egalitarian society in order to make the rights in the law effective and also expanding them. This being so, it is necessary to invest strongly in citizenship education in order to make citizens, from an early age, seeing themselves as subjects of rights and duties, able to build collectively alternative ways to coping with adverse conditions, being bearer of skills to achieve them and encouraged to a protagonism role. The CEZA, object of this case study, can be seen as an organization that fulfills this purpose by investing in a project that enables the formation of critical citizens, aware of how to face the world. The result of this research is a case for teaching "CEZA: a Changing Initiative" that presents the experience developed by the organization, the outputs found and proposals for improving the work that is already being done in order to overcome the existing weaknesses. It has been concluded that the proposed strategies presented to the CEZA organization, will aggregate value in this process, influencing the previously work done, bringing a new action aimed to produce an education for the effective exercise of citizenship of children, adolescents, their families and perhaps, of the community, contributing to achieve the desired citizenship beyond the paper.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectQuestão Socialpt_BR
dc.subjectTerceiro Setorpt_BR
dc.subjectGestão Socialpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectProtagonismpt_BR
dc.subjectSocial Issuept_BR
dc.subjectThird Sectorpt_BR
dc.subjectSocial Managementpt_BR
dc.titleCidadania além do papel: um estudo de caso do Centro de Ação Comunitária Zilda Aranha (CEZA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPinho, José Antônio Gomes de-
dc.contributor.refereesSantos, Maria Elisabete Pereira dos-
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pereira, Rosane Santana Rodrigues.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.