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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21354
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHastenreiter Filho, Horacio Nelson-
dc.contributor.authorAraújo, Anderson Igor Ferreira-
dc.creatorAraújo, Anderson Igor Ferreira-
dc.date.accessioned2017-02-07T18:28:18Z-
dc.date.available2017-02-07T18:28:18Z-
dc.date.issued2017-02-07-
dc.date.submitted2016-06-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21354-
dc.description.abstractVerifica-se, cada vez mais, a dependência das organizações públicas em relação aos serviços de Tecnologia da Informação para satisfazer seus objetivos corporativos e atender às necessi-dades estratégicas. Desta forma, o presente estudo foi motivado pela necessidade da Secreta-ria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Vale do São Francisco de pro-mover o uso adequado dos recursos de Tecnologia da Informação e a melhoria da qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação entregues ao seu público alvo por meio de proces-sos de gestão estruturados. Objetivou-se, portanto, avaliar os níveis de maturidade dos proces-sos de gestão de serviços de Tecnologia da Informação dessa universidade e propor interven-ções de modo que as boas práticas do ITIL pudessem ser implantadas. Tratou-se de uma pes-quisa qualitativa de natureza exploratória, na qual elegeu-se o método de estudo de caso. Fo-ram recolhidas informações por meio de pesquisa documental, questionários e observações visando à triangulação dos dados. A metodologia utilizada teve como base a biblioteca ITIL, a partir da qual foram selecionados cinco processos: Gerenciamento de Configuração e de Ati-vo de Serviço; Gerenciamento de Mudança; Gerenciamento de Liberação e Implantação; Ge-renciamento de Incidente e Gerenciamento de Problema, os quais se submeteram ao Modelo de Maturidade PMF. Os cinco processos avaliados foram qualificados no estágio Inicial ou Ad Hoc de maturidade, onde o processo é reconhecido, contudo existe pouca ou nenhuma atividade dentro da sua finalidade. Além disso, não é beneficiado com alocação de recursos nem orçamento. Desta forma, foi possível identificar problemas e/ou oportunidades de melho-rias. Por fim, foi elaborado um plano de ação no intuito de elevar o nível de maturidade desses processos.pt_BR
dc.description.abstractThere is, increasingly, dependence of public organizations in relation to Information Technology services to satisfy their corporate aims and strategic needs. Therefore, this study was motivated by necessity of Information Technology Secretariat of the Universidade Feder-al do Vale do São Francisco to promote the appropriate use of information technology re-sources and improving quality of information technology services provided to its public through structured management processes. The objective is, measure the maturity level of information technology service management processes of this university and propose inter-ventions to apply ITIL practices. It was a qualitative research of exploratory nature, where has chosen the method of case study. Information was collected through research, questionnaires and observations aimed data triangulation. The methodology used was based on ITIL library, where it was selected five processes: Service Asset and Configuration Management; Change Management; Release and Deployment Management; Incident Management and Problem Management, which they underwent to PMF Maturity Model. The five cases were qualified in the initial stage of maturity, where the process is recognized, however there is a little or nor activity within its purpose. Moreover, it is not benefited from allocating resources or budget. Thus, it was possible to identify problems and / or opportunities for improvement. Finally, it designed a action plan in order to raise the level of maturity of these processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração Pública Federalpt_BR
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.subjectITILpt_BR
dc.subjectModelo de Matu-ridade PMFpt_BR
dc.subjectFederal Public Administrationpt_BR
dc.subjectIT Governancept_BR
dc.subjectITILpt_BR
dc.subjectPMF Maturity Modelpt_BR
dc.titleImplantação de boas práticas de gerenciamento de serviços de TI: um estudo de caso na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNI-VASFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesHastenreiter Filho, Horacio Nelson-
dc.contributor.refereesNascimento Sampaio, Leobino-
dc.contributor.refereesSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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