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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gorender, Sérgio | - |
dc.contributor.author | Sá, Margarete Oliveira Dos Santos de | - |
dc.creator | Sá, Margarete Oliveira Dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-07T12:53:16Z | - |
dc.date.available | 2017-02-07T12:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-07 | - |
dc.date.submitted | 2012-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21345 | - |
dc.description.abstract | Formacão veicular e uma aplicacão tpica de sistemas multiagentes, na qual veículos automatizados (e.g. veículos autônomos, rob^os moveis) devem entre si assumir e manter uma formac~ao. Para a correta execuc~ao desta aplicac~ao e necessario ter disponíveis mecanismos de comunicac~ao con aveis, garantindo a troca de mensagens entre os veculos. Estas mensagens s~ao trocadas atraves de uma rede de comunicacão movel, como as redes MANETs e VANETs. Entretanto, tais redes, chamadas de redes Ad Hoc, n~ao fornecem garantias a comunicac~ao, podendo existir perda de mensagens ou da conectividade entre os nos. Isto ocorre devido a movimentacão dos veculos, efeitos climaticos, entre outros que degradam a capacidade de comunicac~ao entre eles. Assim, propomos uma abordagem com base em regras para o desenvolvimento de servicos de comunicac~ao para as aplicac~oes veiculares e criamos o I-CAR que e um conjunto de servicos inteligentes de comunicac~ao para redes de comunicac~ao veiculares, focado na aplicac~ao da formac~ao veicular. Estes servicos executam de forma distribuda, como modulos associados a cada agente veicular do sistema. Estes servicos s~ao construdos como regras, possibilitando ao veculo aut^onomo tomar decis~oes inteligentes a cerca das melhores formas de transmitir mensagens atraves da rede, assim como, de detectar a falha de outros veculos a partir da comunicac~ao. Construmos uma implementac~ao destes servicos utilizando o simulador de redes OMNet++, em conjunto com o simulador de trafego veicular SUMO, sendo realizadas diversas simulac~oes para veri car o funcionamento do sistema. Os resultados obtidos demonstram que a sobrecaga e a perda de mensagens geradas pelo sistema n~ao comprometem o funcionamento do mecanismo proposto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multiagente | pt_BR |
dc.subject | Mecatrônica | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Veicular | pt_BR |
dc.subject | Sistemas Distribudos | pt_BR |
dc.title | I-CAR: SERVICOS DE COMUNICACÃO INTELIGENTES PARA APLICAÇÕES MULTIAGENTES SOBRE REDES VEICULARES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gorender, Sérgio | - |
dc.contributor.referees | Macêdo, Raimundo Jose de Araujo | - |
dc.contributor.referees | Santos, Débora Abdalla | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Mecatrônica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sistemas Mecatrônicos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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