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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLepikson, Herman Augusto-
dc.contributor.authorOliveira, Natalia Lima de-
dc.creatorOliveira, Natalia Lima de-
dc.date.accessioned2017-02-06T16:10:18Z-
dc.date.available2017-02-06T16:10:18Z-
dc.date.issued2017-02-06-
dc.date.submitted2015-09-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21329-
dc.description.abstractA Unidade de Bombeio Mecânico (UBM) é um dos equipamentos mais utilizados na produção de petróleo. Ele sofre com efeitos de desbalanceamento devido às características das cargas aplicadas e aos desgastes mecânicos causados ao longo do tempo por conta do esforço repetitivo que exerce. O desbalanceamento dos equipamentos é um dos principais efeitos usualmente estudados pela academia e indústria em função do grande impacto que provocam na durabilidade dos equipamentos. Este trabalho propõe um sistema capaz de balancear dinamicamente uma UBM através de algoritmos embarcados no controlador lógico programável do inversor de frequência, utilizado no controle de UBMs automatizadas. Para a detecção do desbalanceamento, duas formas indiretas de avaliar esse efeito foram abordados: o Fator de Carga Cíclica (CLF – Ciclic Load Factor) e análise de vibrações, através da Transformada Discreta de Fourier, ambos utilizando a variável torque. O CLF foi o critério escolhido para validação experimental do sistema. Em uma abordagem convencional, o CLF é calculado a cada ciclo de bombeio, mas tal estratégia não permite a atuação para o controle instantâneo da velocidade, que deve ser baseado na minimização do CLF. Para tanto, este trabalho propõe a aplicação de conceito baseado em janela deslizante, permitindo o cálculo de CLF a cada nova amostra. Esta abordagem permitiu também superar as limitações encontradas nos sistemas de inversão de frequência necessários à implementação da solução proposta neste trabalho. A atuação no controle de velocidade do motor usado no sistema de bombeio mecânico naturalmente pode interferir a capacidade do sistema de bombeio. Uma avaliação dessa capacidade foi implementada de forma a demonstrar a aplicabilidade do método de controle de desbalanceamento. Os resultados alcançados mostram que o sistema desenvolvido é capaz de minimizar o CLF através de um controle de velocidade, essencialmente, sem perda na capacidade do sistema de bombeio. Os testes foram realizados em bancada e validados na planta disponibilizadas pelo Laboratório de Elevação Artificial da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBalanceamentopt_BR
dc.subjectFator de Carga Cíclica (CLF)pt_BR
dc.subjectControle de Velocidadept_BR
dc.subjectInversor de Frequênciapt_BR
dc.subjectUnidade de Bombeio Mecânico (UBM)pt_BR
dc.titleSistema de Balanceamento Dinâmico Embarcado nos Controladores dos Poços de Produção por Bombeio Mecânicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchnitman, Leizer-
dc.contributor.refereesLepikson, Herman Augusto-
dc.contributor.refereesLima, Antonio Cezar de Castro-
dc.contributor.refereesBarreto Filho, Manuel Almeida-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Mecatrônica.pt_BR
dc.publisher.programMestrado em Mecatrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqIntegração da Manufaturapt_BR
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