Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21315
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da correlação entre arboviroses epidêmicas no Brasil (dengue, chikungunya e zika) e a síndrome de Guillain-Barré: revisão sistemática de literatura
Autor(es): Viana, Jamille Asevedo
Autor(es): Viana, Jamille Asevedo
Abstract: As arboviroses são infecções virais causadas por arbovírus (do inglês, “arthropode-borne virus”), transmitidas aos seres humanos através da picada de vetores artrópodes hematófagos e causadoras de doenças infecciosas que têm representado constantes ameaças mundiais. No Brasil, as arboviroses estão associadas a grandes epidemias, tais como a dengue, a chikungunya e, mais recentemente, a zika. Estas são doenças febris, de caráter inespecífico e todas veiculadas pelos mesmos vetores – Aedes aegypti e Aedes albopictus. Nos últimos anos, tem-se evidenciado o aumento do número de casos de comprometimento do sistema nervoso central em pacientes acometidos por estas arboviroses, tal como a síndrome de Guillain-Barré: uma polirradiculoneuropatia desmielinizante aguda, de caráter inflamatório/autoimune, que geralmente se manifesta como uma fraqueza muscular ascendente. Objetivo: investigar na literatura, através de uma revisão sistemática, a correlação entre arboviroses epidêmicas no Brasil (dengue, chikungunya e zika) e a síndrome de Guillain-Barré. Metodologia: análise secundária de dados obtidos a partir da busca sistematizada de artigos nas bases de dados MEDLINE, SCielo e LILACS, entre o período de 1966 a 2016. Resultados: foram encontrados 17 artigos referentes a associação de dengue, chikungunya ou zika com a síndrome de Guillain-Barré. Em 84,6% dos pacientes, relatou-se comprometimento da força muscular, sendo que 62,1% evoluiu com tetraparesia de padrão ascendente e 34,8% com paraparesia de membros inferiores. A hiporreflexia ou arreflexia foi observada em 75,75% dos casos e em 83,9% houve paralisia de nervo facial. A dissociação albumino-citológica foi evidenciada em 89,7% e o estudo eletroneurofisiológico apresentou padrão compatível com polirradiculoneuropatia desmielinizante em 97,3% dos pacientes. Nenhum óbito foi relatado. Conclusão: há evidências da associação de dengue, chikungunya e zika com a síndrome de Guillain-Barré, sendo importante incluí-las no rol de etiologias infecciosas, sobretudo em territórios com epidemias vigentes.
Palavras-chave: Infecções por arbovírus
Dengue
Febre de Chikungunya
Infecção pelo Zika vírus
Síndrome de Guillain-Barré
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21315
Data do documento: 6-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamille Asevedo Viana.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.