Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira Júnior, Hamilton de Moura-
dc.contributor.authorPimentel Junior, Sérgio Casaes-
dc.creatorPimentel Junior, Sérgio Casaes-
dc.date.accessioned2016-12-19T16:32:13Z-
dc.date.available2016-12-19T16:32:13Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.issnTrabalho de Conclusão de Curso-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21107-
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a analisar a relação de causalidade entre a estrutura do futebol brasileiro e seus resultados como modelo de negócio, a fim de entender os motivos que o Brasil, o país do futebol, está aquém de outros mercados no mundo. Sendo assim, foi feito um levantamento histórico, verificando a mudança do futebol amador para o negócio e como este se tornou um produto comercial, além de observar onde o futebol brasileiro está posicionado. Utilizando o modelo estrutura-conduta-desempenho de Mason e Bain, o estudo mostra a estrutura de mercado do futebol brasileiro, as suas condutas administrativas e organizacionais e o seu resultado, fazendo um paralelo com o principal case de sucesso no mundo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the causal relationship between the structure of Brazilian football and its results as business model in order to understand the reasons that Brazil , the country of football, lags behind other markets in the world. Thus, a historical survey was done by checking the change from amateur football to the business and how it became a commercial product , and observe where the Brazilian football is positioned. Using the model structure - conduct - performance Mason and Bain , the study shows the market structure of Brazilian football , its administrative and organizational behavior and its outcome , making a parallel with the main success story in the world.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectGestão esportivapt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectEconomia esportivapt_BR
dc.titleFutebol: uma análise do futebol brasileiro e os seus resultados como modelo de negóciopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMoura, Antônio Plínio Pires de-
dc.contributor.refereesJesus Júnior, Leonardo Bispo de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia da empresapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA _ SERGIO final2.pdf527,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.