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Tipo: Tese
Título: Biblioteca Pública, convergências e divergências: Chile, Colômbia e Brasil
Autor(es): Lins, Ivana Aparecida Borges
Autor(es): Lins, Ivana Aparecida Borges
Abstract: Pretende-se identificar a dimensão do papel social da Biblioteca Pública (BP) brasileira traçando um paralelo com dois países da América Latina, Chile e Colômbia. O estudo se desenvolve levantando dados que contribuam para conhecer a estrutura política e histórica dos três países para em seguida observar as políticas públicas que regem os planos nacionais do livro, leitura e biblioteca em curso. Os objetivos específicos buscam descrever o processo da construção e aplicação das políticas públicas registradas nos três planos, identificando indicadores que contribuem para a análise das políticas públicas estudadas, delineando as convergências e divergências socioculturais verificadas entre os três países latino-americanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que transcorre por meio de um extenso levantamento bibliográfico e visitas a sites institucionais para dar vigor a investigação tendo a análise de conteúdo contribuído para melhor compreensão do objeto dessa investigação. A base teórica para a elaboração da pesquisa volta-se para o campo das Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase no domínio da Ciência da Informação discutindo questões inerentes aos Regimes de Informação, agregando discussões sobre a BP, o livro e a leitura. Com o fito de melhor compreender as questões basilares da pesquisa desenvolvem-se estudos em torno de conceitos sobre a Cultura e Políticas Públicas. As convergências e divergências existentes nos três planos são destacadas a partir do levantamento de indicadores localizados nos planos. Os dados analisados contibuiram para o alcance dos resultados que expressam o paradigma contemporâneo da BP inserida no contexto social brasileiro.
ABSTRACT This doctoral thesis is aimed at identifying the social role of the Brazilian Public Library (BP), as well as comparing it to that of two Latin American countries, namely Chile and Colombia. The research was developed by gathering data which could contribute to understanding the political and historical structure of these three countries, followed by assessing the public policies that govern the national book, reading and library policies in place in such loci of research. Specific objectives revolved around describing the process of development and implementation of the public policies ascertained in these three plans, spotting indicators that allowed analyzing the public policies researched, outlining the social and cultural similarities and differences found when such three Latin American countries were compared. In keeping with the foregoing, this is a qualitative research that resorted to an extensive literature review and visits to institutional sites to support the study. In this sense, content analysis was a remarkably important tool used to further the understanding on the object of this research. The theoretical framework which based the conduction of this research was found in the field of Applied Social Science, chiefly Information Science, wherein it addresses issues connected to Information Regimes, especially literature about BP, book and reading. With the purpose of raising awareness on the central issues under study, research was carried out about the concepts of Culture and Public Policies. The similarities and differences among the three plans were ascertained through the survey of their particular indicators. Data analyzed contributed to accomplishing results that represent the contemporary scenario of BP from the Brazilian social standpoint.
Palavras-chave: Biblioteca Pública - Brasil
Biblioteca Pública- Chile
Biblioteca Pública – Colômbia
Biblioteca Pública - Políticas Públicas
Public Library - Brazil
Public Library - Chile
Public Library – Columbia
Public Library - Public Policy
CNPq: Ciência da Informação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20978
Data do documento: 28-Nov-2016
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