Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20939
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos da resposta imune de camundongos BALB/c infectados com duas linhagens de Corynebacterium pseudotuberculosis
Autor(es): Tavares, Igor Farias
Autor(es): Tavares, Igor Farias
Abstract: A linfadenite caseosa, causada por Corynebacterium pseudotuberculosis (C.p) é considerada uma doença crônica que acomete caprinos e ovinos, causando perdas econômicas graves no Nordeste do Brasil. Neste trabalho buscou-se avaliar aspectos da resposta imunológica de camundongos BALB/c durante a infecção com duas diferentes linhagens de Corynebacterium pseudotuberculosis (T1 e C57) que apresentam graus de virulência diferentes: a cepa T1 caracteriza-se por apresentar infecções mais brandas, ao passo que a C57 um comprometimento maior dos animais infectados. A infecção experimental de camundongos reproduz os principais aspectos observados em caprinos e ovinos. Para este experimento foram utilizados 15 camundongos da linhagem BALB/c subdivididos em três grupos: grupo controle (n=5), grupo infectado com 104/ml da linhagem T1(n=5) e um grupo infectado com 104/ml da linhagem C57(n=5). Após 70 dias de infecção esses animais foram eutanasiados. Realizou-se também a avaliação morfológica (presença de granulomas e peso do baço). A resposta imune inata foi avaliada através do padrão de migração celular para a cavidade peritoneal, através da quantificação total e diferencial de células presentes nesta cavidade. A avaliação da resposta imune adaptativa foi realizada através da mensuração da população de linfócitos TCD4+ e TCD8+ presentes no baço de cada camundongo BALB/c, através da imunofenotipagem por citometria de fluxo, bem como a mensuração das citocinas IL-1α, IL-2, IL-4, IL-5, IL-6, IL-10, IL-13, IL-17, IL-21, IL-22, IL-27, INF-γ e TNF-α no homogenato do baço. A linhagem C57 induziu alterações morfológicas (presença de granulomas e peso do baço) mais acentuadas, que a linhagem T1. Foi possível também identificar que durante a infecção com a linhagem C57 ocorreu um maior direcionamento celular para o local da infecção e um aumento dos linfócitos TCD4+ e TCD8+. Observou-se também que as citocinas do perfil inflamatório IL-1 alfa e IL-6 e regulatório IL-13 e IL-10 apresentaram diferença significativa, demonstrando um aumento no grupo dos animais infectados com a linhagem T1. As citocinas TNF-α e IL-17 são difíceis de serem padronizadas, uma vez que não foi observado a produção detectável destas citocinas. As citocinas IL-2, IL-4, INF-γ, IL-22, IL-21 e IL- 27 não apresentaram diferenças significativas entre os grupos. Pode-se concluir que diferentes linhagens de C.pseudotuberculosis (T1 e C57) podem apresentar graus de virulência diferentes, que por sua vez, podem interferir no processo de estabelecimento da doença. Os resultados encontrados contribuem para uma melhor compreensão do tipo de resposta e dos mecanismos imunológicos envolvidos durante a infecção com diferentes linhagens de C. pseudotuberculosis.
Palavras-chave: Corynebacterium pseudotuberculosis.
Camundongo BALB/c,
Resposta mune.
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20939
Data do documento: 26-Out-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Igor.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.