Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorToralles, Maria Betânia Pereira-
dc.contributor.authorNardi, Vanessa de-
dc.creatorNardi, Vanessa de-
dc.date.accessioned2016-10-19T15:01:34Z-
dc.date.available2016-10-19T15:01:34Z-
dc.date.issued2016-10-19-
dc.date.submitted2015-05-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20886-
dc.description.abstractO fonoaudiólogo é um profissional da área de saúde, responsável por ações individuais e coletivas que visam à promoção, prevenção e recuperação da saúde fonoaudiológica da população, tendo interesse nos distúrbios que afetam um grupo específico, mas aplicando medidas de caráter comunitário. Que devem demonstrar a atuação interdisciplinar da ciência fonoaudiológica, condição profissional relevante na manutenção da saúde e da qualidade de vida, uma vez que a comunicação permeia todas as relações humanas, propicia a participação social, a aprendizagem e contribui para a integridade emocional. Objetivo: Descrever o perfil do ensino em saúde coletiva na formação do profissional de Fonoaudiologia nas Instituições de Ensino Superior no Estado da Bahia. Metodologia: A presente pesquisa teve caráter observacional, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa/ qualitativa, através da qual foi estudado o universo de coordenadores e docentes dos cursos de graduação instalados no estado da Bahia que ministram aula de saúde coletiva ou pública, mediante a aplicação de questionários. Resultados: As coordenadoras e as docentes tiveram uma graduação especifista, com escasso conhecimento sobre saúde coletiva e pública, buscando o conhecimento depois em especializações ou outros cursos. Conclusões: As Instituições de Ensino Superior tem o papel de formadoras de profissionais, prestadoras de serviço comunitário, entre outros. As coordenadoras e docentes estão envolvidas com as diretrizes curriculares, para aprimorar os projetos pedagógicos dos cursos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectSistema Único Saúdept_BR
dc.subjectExercício Profissionalpt_BR
dc.titlePerfil do ensino em Saúde coletiva na formação do fonoaudiólogo nas instituições de ensino superior da Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva Filho, Penildon-
dc.contributor.refereesToralles, Maria Betânia Pereira-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Penildon-
dc.contributor.refereesCampos, Elisângela de Jesus-
dc.contributor.refereesOliveira, Conceição Silva-
dc.contributor.refereesPinto, Rafaela Roza-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa De Nardi.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.