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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Gilberto Corso-
dc.contributor.authorSilva, Heibe Santana da-
dc.creatorSilva, Heibe Santana da-
dc.date.accessioned2016-10-18T21:17:04Z-
dc.date.available2016-10-18T21:17:04Z-
dc.date.issued2016-10-18-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20880-
dc.description.abstractEsta dissertação analisou a segregação socioespacial em Salvador a partir do mapeamento da infraestrutura urbana. A segregação socioespacial é caracterizada pela formação de duas cidades: uma primeira, produzida para suprir os anseios das classes dominantes e, uma segunda, com problemas estruturais, ocupadas normalmente pela população base da pirâmide social. Dentre os problemas estruturais, a infraestrutura urbana ainda é uma das maiores dificuldades encontradas na periferia, fruto do descaso histórico das concessionárias na prestação dos serviços públicos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo central analisar a segregação socioespacial através da infraestrutura urbana, tendo como objetivos secundários mapear a infraestrutura a partir da produção de cartografia temática, analisando a distribuição espacial dos elementos estruturais pela correlação com a hierarquia social. Para tanto, a metodologia adotada baseou-se em escolher, dentro do portfólio divulgado nos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, os dados referentes ao abastecimento de água e esgotamento sanitário por rede geral, coleta de lixo pelo poder público e energia elétrica por companhia distribuidora. Após a escolha, os dados foram tratados em laboratório, tabulados, transferidos para os softwares de geoprocessamento e espacializados, sendo, ao final, transformados em cartografia temática. Ainda, foram cruzados com as informações sobre a tipologia socioespacial, rendimento e grau de escolaridade. Os resultados apontaram que a infraestrutura urbana, inicialmente em 1991, estava reservada para as áreas centrais da Capital. Nesse período, um dos elementos com maior desigualdade era o esgotamento sanitário, acessível somente para os moradores do centro consolidado e para os conjuntos habitacionais construídos pelo Banco Nacional de Habitação (BNH). Em 2000, devido os investimentos públicos e alguns privados, houve o aumento na proporção de domicílios com infraestrutura urbana. Assim, em 2010, os dados nos permitiram concluir que a infraestrutura apresentava resultados satisfatórios em Salvador, fruto de vultosas obras públicas no decorrer dos últimos 20 anos, embora ainda estivesse em menor proporção na periferia. Analisando os dados e a cartografia, concluímos que a infraestrutura urbana, no caso específico de Salvador, reflete e é causa dos processos de segregação socioespacial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegregaçãopt_BR
dc.subjectInfraestrutura Urbanapt_BR
dc.subjectCenso Demográficopt_BR
dc.subjectSalvador e Estadopt_BR
dc.titleSegregação socio espacial em Salvador - Bahia: análise pela cartografia das redes de infraestrutura urbanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

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