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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Luis Eugênio Portela Fernandes de-
dc.contributor.authorFreitas, Tâmia Mariza Figueiredo Barreto-
dc.creatorFreitas, Tâmia Mariza Figueiredo Barreto-
dc.date.accessioned2016-10-07T11:21:03Z-
dc.date.available2016-10-07T11:21:03Z-
dc.date.issued2016-10-07-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20773-
dc.description.abstractO Brasil apresenta um déficit de doadores de sangue de acordo com o parâmetro definido pela OMS, sendo urgente a necessidade de fortalecer as estratégias de captação e fidelização de doadores. Nessa perspectiva, este estudo tem dupla importância: teórica, através da sistematização de conhecimentos, e prática, podendo vir a apoiar os serviços de hemoterapia na otimização das estratégias para captar e fidelizar doadores. OBJETIVO: identificar e descrever as estratégias para captação e fidelização de doadores de sangue referidas em estudos científicos, nacionais e internacionais. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão sistemática de trabalhos localizados na BVS e PubMed. Foram considerados artigos originais publicados entre 2010 e 2014, em inglês, espanhol ou português, encontrados a partir dos descritores nestes idiomas, respectivamente. Realizada a busca pelos descritores e filtros, e depois com base nos títulos e resumos. Os artigos selecionados foram lidos na íntegra. RESULTADOS: foram rastreados 32 artigos dos quais 28 apresentaram estratégias de captação ou fidelização de doadores de sangue. Os outros quatro, contudo, foram também úteis à discussão da temática. A estratégia de captação e fidelização de doadores mais mencionada foi “estimular o altruísmo, a solidariedade, o senso de dever moral e a auto-confiança”, citada em 14 artigos. A segunda, citada em treze artigos, foi “conhecer perfil do doador para desenvolver estratégias direcionadas/desenvolver estratégias conforme crenças locais” e a terceira, “desmistificar risco, medo e quebrar preconceitos”, mencionada em onze artigos. DISCUSSÃO: constatou-se a partir da análise dos estudos revisados que as estratégias de captação e fidelização de doadores identificadas atuam além do recrutamento direto de doadores. Elas objetivam não só estimular o altruísmo e a solidariedade, desmistificar riscos e medos, conhecer o perfil dos doadores e proporcionar uma boa experiência para os doadores, mas também propõem reorganização dos serviços de coleta e apresentam formas de operacionalizar essas ações na prática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: estudos demonstraram estratégias de captação e fidelização de doadores eficientes para tal finalidade, embora a coleta de sangue ainda não supra a necessidade atual. Neste contexto, além das estratégias utilizadas há outros fatores, históricos, culturais e de ordem normativa, que também precisam ser revistos na perspectiva de melhor atender essa demanda social. Estudos nessa dimensão merecem maiores incentivos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoador de sanguept_BR
dc.subjectEstratégias de captação e fidelizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica de sanguept_BR
dc.titleA captação e a fidelização de doadores de sague no Brasil: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Luis Eugênio Portela Fernandes de-
dc.contributor.refereesCavalcante, Suzy Santana-
dc.contributor.refereesLima, Mônica Angelim Gomes de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsFMBpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

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