Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, André Gusmão-
dc.contributor.authorDias, Neemias da Silva-
dc.creatorDias, Neemias da Silva-
dc.date.accessioned2016-10-06T16:07:19Z-
dc.date.available2016-10-06T16:07:19Z-
dc.date.issued2016-10-06-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20756-
dc.description.abstractA experiência do atendimento emergencial em campos de batalha, o desenvolvimento de um sistema hospitalar forte e o surgimento do atendimento pré- hospitalar moldaram a Medicina de Emergência após a Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimento da Medicina de Emergência não tem sido acompanhado pelo seu ensino nas universidades brasileiras que mesmo diante da demanda, tem negligenciado essa área nos currículos das escolas médicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a percepção dos alunos do nono semestre da Faculdade de Medicina da Bahia /Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA) sobre o ensino de urgência e emergência na graduação médica a partir de dados adquiridos através da aplicação de um questionário a estudantes ingressantes do quinto ano curso de graduação (internato) de medicina da FMB/UFBA. Os dados foram analisados com o auxílio do programa Excel 2010, por meio de estatísticas descritivas com medidas de frequência simples. Todos os alunos que responderam o questionário consideram indispensável o conhecimento, por parte do médico generalista, das situações médicas de urgência e emergência. Também por unanimidade, os alunos concordaram que o ensino de urgência e emergência deveria acontecer no período da graduação. Existe uma discordância por parte dos alunos em relação ao modelo de ensino de urgência e emergência na FMB/UFBA. Conclui-se que existe uma grande demanda por parte dos alunos da FMB/UFBA em relação ao ensino de urgência e emergência e que os mesmos consideram o modelo utilizado pela FMB é insuficiente para a formação médica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectMedicina de Emergênciapt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.titlePercepção dos alunos do nono semestre de graduação sobre o ensino de Urgência e Emergência na Faculdade de Medicina da Bahia,pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesDurães, André Rodrigues-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsFMBpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neemias da Silva Dias.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.