Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.creatorLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.date.accessioned2016-10-04T17:18:50Z-
dc.date.available2016-10-04T17:18:50Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.issn1984-7246-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20722-
dc.description.abstractO conteúdo deste artigo, expresso no seu título, resulta da soma de estudos Teóricos e da prática profissional e docente. Ele visa reunir os elementos considerados essenciais no planejamento da organização de serviços bibliotecários e na sua gestão, de modo que eles sejam implementados segundo as características da biblioteca que os oferece, focando o público usuário, segundo suas peculiaridades. Para tanto, adota-se um modelo de tipologia de bibliotecas, construída a partir de três variáveis interdependentes – função, acervo e público – comentando-se sumariamente os cinco tipos de biblioteca propostos. A seguir, enfoca-se a missão como elemento norteador da ação do gestor, tendo em mente as funções administrativas, planejamento, direção, organização e controle, funções estas voltadas para a organização e a implementação dos serviços bibliotecários. Considera-se uma estrutura organizacional baseada em estudo de Antonio Miranda, que integra os serviços de biblioteca em três grandes blocos ou áreas – serviços administrativos, técnicos e sociais. Apresenta-se um quadro de serviços técnicos por tipo de biblioteca; comentam-se os serviços ao usuário, tradicionais e mediados por computador. Conclui-se com as funções organização e controle, destacando nesta a importância da avaliação numa gestão de qualidade e sua condição de insumo para o (re) planejamento, dando destaque às dimensões objetiva e subjetiva do processo avaliativo, sendo para esta última indicada a ferramenta LibQUAL+.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2309pt_BR
dc.subjectPlanejamento bibliotecáriopt_BR
dc.subjectServiços bibliotecáriospt_BR
dc.subjectGestão de qualidadept_BR
dc.titlePanorama sobre a organização de serviços em unidades de informaçãopt_BR
dc.title.alternativeRevista Percursospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubFlorianópolispt_BR
dc.identifier.numberv.12, n.2pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Panorama sobre Org de Serviços.pdf375,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.