Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20477
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Laserterapia como técnica auxiliar no tratamento periodontal
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Polli, Paula Choeire Nehme Simão
Terezan, Marilisa Lugon Ferreira
Autor(es): Polli, Paula Choeire Nehme Simão
Terezan, Marilisa Lugon Ferreira
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura que foi realizada sobre a utilização do laser de baixa intensidade na periodontia, destacando o que de mais atual tem sido relatado pelas pesquisas feitas até agora. A intenção é contribuir para a sua utilização por periodontistas em suas clínicas. Os artigos revisados mostraram que a laserterapia de diodo contribui para que haja uma redução bacteriana e do sangramento nas bolsas periodontais. A ação biomoduladora gerada por esse laser acelera a reparação dos tecidos periodontais. Além disso, pesquisas mostraram que é possível obter uma ação antiinflamatória e analgésica provocada pela aplicação do laser de baixa potência, respectivamente, por aumentar a degranulação dos mastócitos e por inibir a ciclooxigenase, não convertendo, assim, o ácido araquidônico em prostaglandina. O laser se mostrou eficaz também na detecção de cálculo subgengival e na redução da hipersensibilidade dentinária desenvolvida após a raspagem. Foi também observado aumento na proliferação dos fibroblastos após a aplicação do laser de baixa potência, o que pode trazer benefícios à terapia periodontal regenerativa. É possível concluir, portanto, que o laser de baixa potência pode ser usado no dia-a-dia do consultório, associado à terapia básica convencional
Palavras-chave: Periodontia.
Laserterapia de baixa potência.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: POLLI, P. C. N. S.; TEREZAN, M. L. F. Laserterapia como técnica auxiliar no tratamento periodontal. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 6, n. 1, p. 91-99, jan./abr. 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20477
Data do documento: Jan-2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11_v.6_1.pdf57,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.