Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20469
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perspectiva materna acerca da assistência oferecida aos filhos hospitalizados em dois hospitais de Salvador, Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Andrade, Carol Ferreira de
May, Daniel Simões
Silva, Luciana Rodrigues
Autor(es): Andrade, Carol Ferreira de
May, Daniel Simões
Silva, Luciana Rodrigues
Abstract: O estado emocional da criança e a expectativa dos pais devem ser compreendidos por toda a equipe de saúde. Além do mais, importa considerar as necessidades específicas de treinamento para essa equipe. Com o objetivo de avaliar a percepção materna acerca da assistência oferecida aos filhos hospitalizados, identificar aspectos humanos valorizados pela família e avaliar o conhecimento das mães sobre as doenças das crianças, realizou-se um estudo qualitativo exploratório, com dados quantitativos. Foram aplicados questionários às mães de crianças hospitalizadas há, no mínimo, 48 horas, em um hospital público (A) e um hospital particular (B) de Salvador, Bahia. Das cinqüenta mães (25 por hospital) questionadas, 72% (B) e 52% (A) concordaram que nada faltou no internamento; 66% (33) valorizam o tratamento atencioso e carinhoso dos médicos; 36% (13) destacaram a competência técnica e a linguagem na explicação da doença para o entendimento adequado da família; 44% (B) e 18% (A) (p< 0,001) afirmaram que receberam explicação clara sobre a doença e, ao se associar esse dado com o grau de instrução, observou-se uma Razão de Prevalência (RP) bruta de 2,13 (1,37; 3,32) e uma RP ajustada por hospital entre 1,19 e 1,98. Nos dois hospitais, os aspectos humanos foram enfatizados e uma significativa parcela das mães está satisfeita. Ressalta-se que as mães do hospital particular, talvez por melhor nível educacional, compreenderam a doença de seus filhos com mais detalhes. Dados adicionais são necessários para se avaliarem as características sociodemográficas das mães, na relação com os pediatras e os outros componentes da equipe de saúde.
Palavras-chave: Assistência à saúde.
Qualidade.
Pediatras.
Comunicação.
Satisfação do paciente.
Relação médico-paciente.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: ANDRADE, C. F, de.; MAY, D. S.; SILVA, L. R. Perspectiva materna acerca da assistência oferecida aos filhos hospitalizados em dois hospitais de Salvador, BahiA. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 6, n. 1, p. 26-31, jan./abr. 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20469
Data do documento: Jan-2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3_v.6_1.pdf47,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.