Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20468
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise histomorfométrica do coração de ratos expostos indiretamente ao etanol e à desnutrição crônica durante o período perinatal
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Araújo-Filho, Jorge Luiz Silva
Melo-Junior, Mário Ribeiro de
Veiga, Renata Kelly de Araújo
Machado, Marcos Cezar Feitosa de Paula
Patu, Vasco José Ramos Malta
Pontes-Filho, Nicodemos Teles de
Autor(es): Araújo-Filho, Jorge Luiz Silva
Melo-Junior, Mário Ribeiro de
Veiga, Renata Kelly de Araújo
Machado, Marcos Cezar Feitosa de Paula
Patu, Vasco José Ramos Malta
Pontes-Filho, Nicodemos Teles de
Abstract: Mães alcoolistas, em humanos e animais de laboratório, vêm sendo responsáveis por distúrbios sistêmicos em seus descendentes. O presente estudo avaliou, através da histoquímica e da análise digital de imagem, o perfil histológico do coração de ratos (ratos Wistar) submetidos indiretamente ao etanol e à desnutrição crônica, durante o período perinatal, gerados por matrizes submetidas aos seguintes tratamentos: dieta padrão do biotério, dieta experimental hipoprotéica, ingestão de água e ingestão crônica de etanol (3g/kg do peso corporal). Foram originados quatro grupos experimentais (Grupo Controle – GC, Etanol– GE, Desnutrido – GD, Etanol – Desnutrido – GED), avaliando-se a evolução do peso corporal em três períodos: 3o (P3), 25o (P25) e 40o (P40) dia de vida. Na análise morfométrica, avaliaram-se as áreas de depósito de colágeno, o número e o diâmetro médio dos vasos cardíacos e as inclusões PAS-positivas e lipofucsina. Os resultados demonstraram que, em P3, apenas o grupo etanol (GE) tinha peso significativamente menor, quando comparado com os demais grupos. Houve diferença significativa de peso entre os grupos com o mesmo tratamento e dietas diferentes (GE x GED) em P25 e P40, tendo o GED o menor peso. A análise de imagens dos depósitos de colágeno revelou um aumento significativo no GE. O GD exibiu uma redução no número médio de vasos, quando comparado a outros grupos. O GED apresentou um aumento significativo no diâmetro médio dos vasos do endomiocárdio, bem como inclusões PAS-positivas, com distribuição difusa dos cardiomiócitos e do endotélio vascular. Pode-se, então, concluir que a exposição pré e pós-natal ao etanol induz alterações morfológicas importantes no tecido cardíaco dos descendentes, e muitas dessas alterações são intensificadas pelo estado de desnutrição protéica.
Palavras-chave: Coração.
Etanol.
Desnutrição.
Período perinatal.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: ARAÚJO-FILHO, J. L. S. et al. Análise histomorfométrica do coração de ratos expostos indiretamente ao etanol e à desnutrição crônica durante o período perinatal. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 6, n. 1, p. 17-25, jan./abr. 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20468
Data do documento: Jan-2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.