Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20344
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuição à adaptação de uma técnica, para uso em campo, de determinação da amilose em raízes de mandioca - Parte I
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Rego, Fernando Luiz Trindade
Cardoso, Ricardo Luís
Matsuura, Fernando César Akira Urbano
Fernandes, Gilênio Borges
Autor(es): Rego, Fernando Luiz Trindade
Cardoso, Ricardo Luís
Matsuura, Fernando César Akira Urbano
Fernandes, Gilênio Borges
Abstract: Este estudo teve como objetivo padronizar e adaptar um método de determinação da amilose baseado no princípio da colorimetria, em bancada laboratorial, e, posteriormente, elaborar escalas de cores que possibilitassem as determinações qualitativa/semiquantitativa no campo, para seleção, após a colheita, de raízes de mandioca por teores de amilose/ amilopectina. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura, utilizando como referencial o método preconizado pela INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. Foi elaborada uma curva padrão de amilose/amilopectina com dezenove pontos e uma posterior Escala de Cor correspondente, baseada nos valores da escala Pantone®. Duas outras escalas de cores foram elaboradas a partir da Escala de Cor da curva padrão, sendo uma por faixa de teores baixos, médios e altos e uma outra pelos valores médios dessas faixas de concentração de amilose. As análises espectrofotométrica e sensorial foram realizadas em seis variedades de mandioca do Banco Ativo de Germoplasma da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura.
Palavras-chave: Manihot esculenta
Amilose - Determinação - Escala de cor
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: REGO, F. L. T. et al. Contribuição à adaptação de uma técnica, para uso em campo, de determinação da amilose em raízes de mandioca - Parte I. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 3, n. 1, p. 35-43, jan./jun. 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20344
Data do documento: Jan-2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R. Ci. méd. biol., v.3, n. 1-2004.pdf159,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.