Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20342
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação da ansiedade e depressão em pacientes da terceira idade e sua relação com a Síndrome da Ardência Bucal
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Nery, Fernanda Sampaio
Lauria, Roberta Andrade
Sarmento, Viviane Almeida
Oliveira, Maria das Graças Alonso
Autor(es): Nery, Fernanda Sampaio
Lauria, Roberta Andrade
Sarmento, Viviane Almeida
Oliveira, Maria das Graças Alonso
Abstract: A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é uma condição caracterizada pela sensação de queimação da mucosa bucal, sem que uma causa física possa ser detectada. Afeta principalmente mulheres na pós-menopausa, com mais de 50 anos. Diversos fatores são apontados como possíveis desencadeadores desta patologia, e muito se discute sobre a importância de fatores psicogênicos, como ansiedade e depressão, na sua etiologia. Este trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência da SAB e sua relação com o grau de ansiedade e depressão, segundo a Escala de Depressão e Ansiedade Hospitalar (Hospital Anxiety and Depression Scale - HADS) (SNAITH; ZIGMOND, 1994 apud PATERSON et al., 1995), em indivíduos do gênero feminino de terceira idade institucionalizados em asilos da cidade do Salvador-BA. Foram avaliadas sessenta mulheres pós-menopausadas, com mais de 60 anos de idade. Destas, 57 responderam ao questionário HADS. Em relação à ansiedade, a grande maioria (54,4%) demonstrou grau moderado; já no quesito depressão, a maioria (54,4%) apresentou grau discreto. Três pacientes (5,26%) relataram queixa de ardência na boca, das quais 83,3% demonstraram grau moderado a severo de ansiedade. A maioria (66,6%) das pacientes deste grupo, entretanto, apresentou discreta tendência à depressão. Com base nestes resultados, pode-se sugerir que a ansiedade pode ser um fator que contribui para o desencadeamento da SAB, na amostra avaliada. As características da SAB, assim como possíveis causas que possam explicar o quadro epidemiológico encontrado são discutidas.
Palavras-chave: Síndrome da Ardência Bucal.
Glossopirose.
Ansiedade.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: NERY, F. S. et al. Avaliação da ansiedade e depressão em pacientes da terceira idade e sua relação com a Síndrome da Ardência Bucal. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 3, n. 1, p. 20-29, jan./jun. 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20342
Data do documento: Jan-2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R. Ci. méd. biol., v.3, n. 1-2004.pdf127,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.