Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Andréa Moraes-
dc.contributor.authorSouza, Carla Lima de-
dc.contributor.authorAlmeida, Daniela dos Santos-
dc.contributor.authorAraújo, Roberto Paulo Correia de-
dc.creatorCampos, Andréa Moraes-
dc.creatorSouza, Carla Lima de-
dc.creatorAlmeida, Daniela dos Santos-
dc.creatorAraújo, Roberto Paulo Correia de-
dc.date.accessioned2016-09-13T14:27:10Z-
dc.date.available2016-09-13T14:27:10Z-
dc.date.issued2003-07-
dc.identifier.citationCAMPOS, A. M. et al. Dificuldades de aprendizagem e nas relações interpessoais do deficiente auditivo numa sala de aula de uma escola regular. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 2, n. 2, p. 219-229, jul./dez. 2003.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20331-
dc.descriptionArt. original(p.219-229)pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata da integração do indivíduo deficiente auditivo na escola regular, tendo como referência local a escola Manoel Vitorino, da rede pública, onde está matriculado um grande número de alunos com deficiência auditiva. É um fato real, porém novo, a inclusão do deficiente auditivo no ambiente social de escola comum, implicando em relevantes questionamentos quanto às formas como se dá tal inclusão. Buscou-se identificar os problemas encontrados nas relações interpessoais entre os deficientes auditivos e entre estes e os alunos que ouvem normalmente, assim como determinar as dificuldades de aprendizagem encontradas por esses indivíduos, tendo a sala de aula como o contexto social específico. A metodologia utilizada consistiu em aplicação de questionário-formulário ao corpo discente e entrevista ao corpo docente da escola. Os dados coletados apontam o estabelecimento de relações interpessoais entre o deficiente auditivo e indivíduos ouvintes como um aspecto positivo do processo de inclusão, embora, no que tange ao processo de aprendizagem, haja um prejuízo causado pela ineficiência da didática aplicada, pois não há qualquer forma de planejamento específico e amplo que capacite professores e funcionários da instituição a atenderem às necessidades do deficiente auditivo. Soma-se a isso a falta de acompanhamento profissional extraclasse, imprescindível neste caso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/issue/view/497/showTocpt_BR
dc.subjectDeficiente auditivo.pt_BR
dc.subjectEscola regular.pt_BR
dc.subjectInclusão.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem e nas relações interpessoais do deficiente auditivo numa sala de aula de uma escola regularpt_BR
dc.title.alternativeRevista de Ciências Médicas e Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv.2, n.2pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R. Ci. méd. biol., v.2, n. 2-2003.pdf322,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.