Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20218
Tipo: Tese
Título: O conceito de diagrama na interface da arquitetura: a emergência da abordagem diagramática na produção contemporânea
Autor(es): Silva, Ariadne Moraes
Autor(es): Silva, Ariadne Moraes
Abstract: Esta tese de doutorado pretende inserir a discussão do diagrama, enquanto dispositivo processual e virtual, atualizado no campo da teoria e da crítica da arquitetura e do urbanismo. Em um plano de imanência conceitual, esta pesquisa aponta possíveis conexões entre as relações de forças de um diagrama incorporal, explicitados pelos filósofos franceses Gilles Deleuze (máquina abstrata) e Michel Foucault (dispositivo de poder), na interface da arquitetura e da arte. A atualização discursiva do diagrama deleuziano enquanto procedimento (forças, vetores, intensidades) e conceito (incorporal, virtual, maquínico) busca privilegiar autores e enunciados que fazem crítica ao mundo da representação objetivável (macropolítica). A potência diagramática se configura como uma ferramenta instigante para pensar os processos de projetos contemporâneos, não apenas em seus aspectos formais, funcionais ou estruturais, mas sobretudo enquanto um dispositivo ético-estético emancipador (micropolítica da subjetivação – lugar da criatividade), capaz de constituir uma vigorosa resistência criativa frente aos aparelhos de captura – hegemônicos e consensuais. A ênfase que se persegue aqui é dar mais potência à questão da arquitetura como esquema, processo e motor de arranque, em detrimento de seu produto final. Não interessa apenas o espaço concreto, mas suspender representações e intensificar a diferença. Traços, esboços, linhas, contorno - a descoberta da processualidade através de diagramas transformou-se em uma rede aberta formada por matérias e funções que constituem mutações. Todo diagrama está em devir.
Palavras-chave: diagrama
processos diagramáticos
arquitetura contemporânea
teoria e crítica da arquitetura e do urbanismo
CNPq: ciências sociais aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20218
Data do documento: 1-Set-2016
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Ariadne-Diagrama_PPG-AU_FAUFBA-2015.pdf7,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.