Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20098
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das informações relativas à prevenção do Câncer de Colo do Útero nos prontuários elaborados por estudantes de medicina em um hospital universitário
Autor(es): Pinheiro, Lívia Michele Carlos
Autor(es): Pinheiro, Lívia Michele Carlos
Abstract: O câncer de colo do útero apresenta um impacto significativo em termos de morbidade e mortalidade no mundo, sendo um dos mais incidentes no Brasil. A detecção precoce deste tipo de câncer, cujas medidas estão expostas nas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, é fundamental para a reversão deste quadro. Neste contexto, a abordagem e registro das informações pertinentes ao rastreamento do câncer de colo uterino são fundamentais para uma prevenção efetiva. Objetivos: Descrever a inclusão e qualidade das informações referentes à prevenção do câncer do colo de útero em anamneses admissionais, realizadas por estudantes de medicina em um hospital universitário e a conduta gerada a partir dessas informações. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo, no qual informações relativas à inclusão, qualidade e posterior conduta, referentes à prevenção do câncer de colo uterino, foram avaliadas em anamneses admissionais preenchidas por internos da Faculdade de Medicina da Bahia, através de ficha padronizada. Foram incluídos prontuários de pacientes do sexo feminino, com idade maior ou igual a 25 anos, e menor ou igual a 65 anos, internadas no ano de 2013, em duas enfermarias de clínica médica, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES). Resultados: A amostra válida constou de 188 prontuários de pacientes com média de idade de 44,8 anos. Apenas 1 prontuário continha registro de informações referentes à prevenção de câncer de colo uterino, qualitativamente incompletas, sem geração de conduta. Conclusão: Os resultados obtidos revelam um registro inadequado das informações referentes a prevenção do câncer de colo do útero tanto em termos de inclusão quanto de qualidade da informação. Há uma necessidade de melhorar a qualidade dos registros de ações preventivas e de promoção à saúde, no que se refere ao câncer de colo uterino, nos prontuários das enfermarias de clínica médica do HUPES.
Palavras-chave: Câncer de colo do útero
prevenção
Educação médica
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20098
Data do documento: 22-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lívia Michele Carlos Pinheiro - Monografia Versão FINAL.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.