Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20095
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O conhecimento sobre aleitamento materno entre estudantes do último ano do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Abreu, Larissa Alves de Oliveira
Autor(es): Abreu, Larissa Alves de Oliveira
Abstract: A prática de aleitamento materno, principalmente o aleitamento exclusivo, influencia positivamente o crescimento adequado do bebê nos primeiros meses de vida. Além de ser ideal para a saúde da criança, por protegê-la de doenças crônicas e infecciosas, o leite materno contribui para seu desenvolvimento sensorial e cognitivo e reduz a morbimortalidade infantil. As informações e o domínio de conhecimentos relacionados com a prática da amamentação devem ser exercitados durante o curso médico, pois contribuirão para que esse profissional possa transferi-los para outros membros das equipes multidisciplinares de saúde, para seus pacientes e para os familiares. Objetivo Avaliar o conhecimento sobre aleitamento materno entre estudantes do último ano do curso de medicina da Faculdade de Medicina da Bahia. Metodologia Estudo transversal, quantitativo e qualitativo, que avaliou 75 estudantes através de um questionário baseado nas recomendações atuais do Ministério da Saúde sobre Aleitamento Materno. Resultados A média de idade dos estudantes universitários entrevistados foi 23,8 anos; 10.67% eram casados e 89.33% solteiros; 6.67 % afirmaram já possuir filhos, todos com filhos amamentados pela mãe. Em relação ao conhecimento dos estudantes, quando questionados a respeito das razões de se optar pelo aleitamento materno, foram citados aspectos nutricionais (68%), imunidade (64%), benefícios para o vínculo mãe-filho (37.33%) e fatores econômicos (17.33%). Quanto ao início da amamentação, 85.33% dos entrevistados responderam que deveria ser na primeira hora de vida. Sobre a duração da amamentação exclusiva, 100% dos estudantes responderam que deve ser até 6 meses; 81.33% responderam que a duração do aleitamento materno total é de até 2 anos ou mais. Entre os benefícios para as crianças, 86.67% relataram proteção imunológica; ademais, 85.33% dos estudantes reconheceram existir benefícios para a família que apoia a amamentação. A respeito do papel do pai na amamentação, 90.67% dos estudantes acreditam que o pai exerce um papel importante. Quanto ao aprendizado sobre amamentação durante o curso médico, 98.67% dos estudantes relatam que foi adequado. Conclusões Os estudantes apresentam conhecimento adequado em relação ao início do aleitamento materno e o período de aleitamento materno exclusivo e complementado, mas ainda há lacunas neste conhecimento sobre as técnicas de amamentação, demonstrando a necessidade de aprofundar o ensino deste tema durante o curso médico.
Palavras-chave: Educação Médica
Aleitamento Materno
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20095
Data do documento: 22-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Alves Abreu.pdf712,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.