Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20051
Tipo: Artigo de Periódico
Título: EXTRAÇÃO EDTA E FRACIONAMENTO SEQUENCIAL DE COBRE E DE ZINCO EM SOLOS ADUBADOS COM DEJETOS DE SUÍNOS E FERTILIZANTES MINERAIS
Autor(es): Hadlich, Gisele Mara
UCHA, José Martin
Autor(es): Hadlich, Gisele Mara
UCHA, José Martin
Abstract: Fertilizantes orgânicos e minerais podem ser origem de metais traço em solos cultivados. Com o objetivo de avaliar a disponibilidade de Cu e de Zn em solos agrícolas que recebem anualmente dejetos de suínos e fertilizantes químicos, foram realizados o fracionamento químico desses metais (utilizando o método Tessier, adaptado) e a extração por EDTA em 22 amostras (superfície e profundidade) de solos cultivados na Bretanha, França. Determinou-se também granulometria, pH, matéria orgânica, fósforo, capacidade de troca catiônica e ferro. No horizonte superficial, o Cu e o Zn atingiram valores médios de 20,4 e 46,4 mg kg-1, respectivamente. As frações foram assim distribuídas: Cu – matéria orgânica > residual > óxidos > trocável; Zn – residual > óxidos > matéria orgânica > trocável. A aplicação contínua de dejetos de suínos aumenta a concentração de Cu e de Zn no solo, sobretudo em superfície. O EDTA é indicado para avaliar a disponibilidade de Cu e de Zn no solo, e o fósforo apresenta relação com a concentração desses metais nas frações mais disponíveis (equações de regressão).
Palavras-chave: frações químicas
extração sequencial
poluição do solo
esterco de suínos
metais pesados
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Citação: HADLICH, G. M.; UCHA, J. M. . Extração EDTA e fracionamento sequencial de cobre e de zinco em solos adubados com dejetos de suínos e fertilizantes minerais. Cadernos de Geociências, v. 10, p. 45-52, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20051
Data do documento: 1-Mai-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Repositório 3.pdf359,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.